Capturas acidentais de pequenos cetáceos no litoral norte do estado do Rio de janeiro

Autores

  • Liliane Lodi Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza. R. Miranda Valverde, 103 (22281) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Lilian Capistrano Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza. R. Miranda Valverde, 103 (22281) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A captura acidental de 58 espécimes de pequenos cetáceos:  Sotalia fluviatilis (n = 33), Pontoporia blainvili (n=20), Steno bredanensis (n=3), Delphis (n=1) e Stenella frontalis (n=1), no litoral norte do Rio de Janeiro é reportada dando enfoque as características das redes utilizadas, distancias de costa, profundidades e áreas de captura.

Biografia do Autor

Liliane Lodi, Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza. R. Miranda Valverde, 103 (22281) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Liliane Ferreira Lodi  Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1984), mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2009). É professora adjunta dos cursos de graduação em Biologia Marinha e Ciências Biológicas, do curso de especialização em Biologia Marinha e Oceanografia e Coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) das Faculdades Integradas Maria Thereza. Foi diretora presidenta do Instituto de Estudos da Ecologia de Mamíferos Marinhos (Instituto ECOMAMA) entre 2004 e 2008. É revisora de diversas revistas científicas, incluindo Aquatic Mammals, Biociências, Bioikos, Biotemas, Brazilian Archives of Biology and Technology, Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdon, Tropical Oceanography e de livros sobre meio ambiente da Manati Produções Editorias. A área de atuação compreende a biologia de mamíferos marinhos, em especial de cetáceos, na qual tem se dedicado a estudar, dentre outros aspectos, o comportamento, ecologia e conservação de pequenos cetáceos. É pesquisadora associada do Instituto Aqualie desde dezembro de 2009. Certificado pelo autor em 19/12/11

Lilian Capistrano, Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza. R. Miranda Valverde, 103 (22281) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lilian Carla Capistrano Fernandes  Possui mestrado em BIOLOGIA ANIMAL pela UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1998). Atualmente é professora da Universidade Estácio de Sá. Presidente da Ong AMBIECO (Associação de Projetos Ambientais e Educacionais) - Projeto Fonte da Vida de Educação Ambiental, em apreciação da PETROBRAS. Certificado pelo autor em 20/08/10

Downloads

Publicado

1990-01-01

Edição

Seção

Artigos