O impacto da pesca artesanal em área de nascimento do boto cinza, sotalia fluviatilis, (Cetacea, delphinidae) SC, Brasil

Autores

  • Paulo Cesar Simões- Lopes Bolsista de Aperfeiçoamento (CNPq)
  • Alfredo Ximenez Universidade Federal de santa Catarina. Depto. De Biologia. Lab. De mamíferos aquáticos. Campus Universitário, 88049 – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Menciona-se dois casos de emalhamento,  agressão de pescadores e morte do boto cinza, sotalia fluviatilis, em redes da pesca artesanal de Santa Catarina. Comenta-se sobre um feto da espécie e sobre período de nascimento.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Simões- Lopes, Bolsista de Aperfeiçoamento (CNPq)

Paulo César de Azevedo Simões Lopes  Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 Graduação: Licenciado em Ciências Biológicas - Habilitação em Biologia - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor Associado III do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina e orientador em pós-graduação nos Programas de Ecologia (UFSC) e Zoologia da Universidade Federal do Paraná. É Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico (CNPq) e tem experiência na área de Zoologia de Mamíferos Aquáticos, com ênfase em Morfologia do Esqueleto, Ecologia, Comportamento e Sistemática dos Cetáceos e Pinípedes. Certificado pelo autor em 30/12/11

Alfredo Ximenez, Universidade Federal de santa Catarina. Depto. De Biologia. Lab. De mamíferos aquáticos. Campus Universitário, 88049 – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Universidade Federal de santa Catarina. Depto. De Biologia. Lab. De mamíferos aquáticos. Campus Universitário, 88049 – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

1990-01-01

Edição

Seção

Artigos