Efeitos de auxina e boro no enraizamento adventício de estacas caulinares de louro (Laurus nobilis L.)

Autores

  • Tatiana Isabel Herrera Departamento de Produção Vegetal - UNESP
  • Elizabeth Orika Ono Departamento de Botânica - UNESP
  • Fernando Perez Leal Departamento de Produção Vegetal - UNESP

Resumo

Este trabalho avaliou o efeito de Acido indol-butirico (IBA) no enraizamento de estacas apicais de louro (Laurus nobilis L.), aplicado isoladamente ou com adição de Acido bórico. As estacas (15cm) foram retiradas de ramos de louro brotados no mesmo ano, que apresentavam duas folhas apicais. As bases das estacas foram tratadas com IBA a 0, 50, 150 e 300 mg L', com ou sem
a adição de boro a 150 mg mL-1 por 24 horas. Em seguida, as estacas foram plantadas em bandejas de isopor contendo casca de arroz carbonizada como substrato e mantidas em câmara de nebulização. Após 70 dias da instalação foram avaliadas as porcentagens de estacas enraizadas, estacas com calo, estacas vivas, estacas mortas, o número de raizes formadas e o  comprimento das raizes (mm). Os resultados mostraram que IBA a 50 sem a adição de boro e IBA 150 e 300mg L-1 com a adição de boro proporcionou maior porcentagem de estacas enraizadas e o tratamento com IBA a 150 mg L-1 levou ao maior número de raizes nas estacas de louro.

Biografia do Autor

Elizabeth Orika Ono, Departamento de Botânica - UNESP

Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado/Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta/Livre-Docente do Departamento de Botânica, do Instituto de Biociências de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos