Contribuição ao conhecimento da avifauna da região da região sudoeste do Estado do Paraná (Brasil)

Autores

  • Fernando costa Straube Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental. Museu de Historia Natural “Capão da Imbuia” (Divisão de Museu de História Natural /Prefeitura Municipal de Curitiba).

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente estudo é uma contribuição ao conhecimento da ornitofauna da porção sudoeste do  Estado do Paraná (Brasil), onde realizaram –se duas exposições, em que métodos convencionais em estudos ornitológicos qualitativos, foram utilizado.  São apresentadas caracterização das avifaunas nos biotopos aquático, florestal e campestre, bem como são comentadas as ocorrências de certas espécies de interesse na conservação ou zoogeografia.

Biografia do Autor

Fernando costa Straube, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental. Museu de Historia Natural “Capão da Imbuia” (Divisão de Museu de História Natural /Prefeitura Municipal de Curitiba).

FERNANDO COSTA STRAUBE é pesquisador de Ornitologia desde janeiro de 1982, quando trabalhou no Museu de História Natural Capão da Imbuia (Prefeitura Municipal de Curitiba) na coleta, preparação, curadoria e conservação dos espécimes do acervo científico. É filiado a várias entidades científicas e pertence ao quadro de refferees de diversos periódicos brasileiros e do Exterior. Desde 1982 realiza pesquisas voltadas ao inventário da avifauna paranaense, em colaboração com pesquisadores de todo o País, tendo também estudado as avifaunas de diversos estados brasileiros. Como resultados de seus estudos sobre a avifauna brasileira, participou da elaboração de inúmeros planos de manejo de unidades de conservação municipais, estaduais, federais e particulares, ou de pesquisas voltadas ao conhecimento faunístico de tais áreas. Consultor convidado em vários workshops voltados à definição de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Brasil (mata atlântica, cerrado, pantanal), promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente. Tem prestado consultoria em avaliação de projetos técnicos nas áreas de Ornitologia e conservação para entidades de fomento do Brasil e exterior e é autor de mais de uma centena de títulos relacionados com a Ornitologia, ciências afins (linguística, fitogeografia, história, geografia) e conservação de biodiversidade, desde revistas de divulgação de todo o Brasil, periódicos científicos do Brasil e vários outros países e apresentações em congressos no Brasil e exterior. Atualmente é sócio-proprietário e diretor técnico da Hori Consultoria Ambiental (http://www.hori.bio.br) e da Ornatur Birding Tours (http://www.ornatur.com), empresas de consultoria que atuam, respectivamente, no campo das análises ambientais e do turismo de observação de aves. Certificado pelo autor em 18/11/11

Downloads

Publicado

1988-01-01

Edição

Seção

Artigos