Presença de anticorpos anti-BoHV-1 em rebanhos caprinos de São Paulo e Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n2p209Resumo
Esta pesquisa avaliou a presença de anticorpos contra o herpesvírus bovino tipo 1 (BoHV-1) em amostras de soro de caprinos. Desse modo, foram analisadas 337 amostras provenientes de 5 propriedades, sendo 2 localizadas no estado de Minas Gerais, e as outras 3 no estado de São Paulo. As amostras foram submetidas ao teste de virusneutralização com estirpe viral Nebraska, para verificar a presença de anticorpos contra o BoHV-1. Apesar de ter sido de 3 a média geométrica dos títulos dos anticorpos, a ocorrência de reatividade nos animais foi de 62% (209/337), sendo positivas 57,2% (151/264) das amostras advindas das propriedades localizadas no estado de Minas Gerais e 79,5% (58/73) para as amostras do estado de São Paulo. Devido ao fato de os caprinos não constituírem uma espécie-alvo desse vírus, a alta ocorrência de anticorpos anti-BoHV-1 desperta um alerta epidemiológico em rebanhos consorciados, fato que direciona a necessidade de maiores estudos para mostrar a importância da infecção nessa espécie animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY