Efeito de concentrações de sacarose sobre o crescimento in vitro e a aclimatização da bromélia nativa Vriesea inflata (Wawra) Wawra
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n3p37Resumo
O uso de sacarose é essencial para o crescimento de plantas in vitro, devido à fotossíntese reduzida nessa condição. Contudo, espécies epífitas ornamentais, que apresentam crescimento lento, têm mostrado melhor desenvolvimento em meios nutritivos com concentrações reduzidas desse carboidrato. Vriesea inflata (Wawra) Wawra é uma bromélia epífita nativa da Mata Atlântica de alto valor ornamental. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diversas concentrações de sacarose no meio nutritivo sobre o crescimento in vitro e a posterior aclimatização em condições ex vitro. Plantas foram cultivadas in vitro em meio basal na ausência de carboidratos; e em meios contendo 1,0; 1,5; 3,0; 4,5e 6,0%(p/v) de sacarose por 60 dias. Posteriormente, as plantas foram aclimatizadas por 90 dias. Plantas cultivadas em concentrações acima de 3,0% de sacarose tiveram o menor desenvolvimento depois de cultivo in vitro e aclimatização. No entanto, aquelas cultivadas em concentrações menores apresentaram o maior crescimento radicular in vitro, e originaram plantas maiores depois da aclimatização. Em média, 1,7% de sacarose foi definida como adequada para cultivar V. inflata in vitro, para obter plantas mais vigorosas durante a aclimatização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY