Efeito da densidade populacional sobre o desempenho de coelhos em crescimento

Autores

  • Aderbal Cavalcante Neto Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Jeffrey Frederico Lui Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Leilane Rocha Barros Dourado Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Joseli Alves Ferreira Zanato Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Eduardo Pahor Filho Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Natan Cotero Garrafoni Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia
  • Ludmila da Paz Gomes da Silva Departamento de Zootecnia, Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este experimento avaliou o efeito do aumento da densidade populacional sobre o desempenho de coelhos em crescimento. Foram utilizados 80 coelhos Nova Zelândia Branco em delineamento inteiramente casualizado
com quatro tratamentos e quatro repetições. As densidades avaliadas foram: 4,16, 8,33, 12,50 e 16,67 coelhos/m2. Foram estudados ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, produção de carne por m2 e viabilidade econômica. Não foram observadas diferenças (P>0,05) entre as densidades em relação à conversão alimentar, ao peso final e ao ganho de peso. O aumento da densidade populacional diminuiu (P<0,05) o consumo diário de ração, que foi menor nos animais criados na maior densidade avaliada. Houve aumento (P<0,01) da produção de carne por metro quadrado devido ao aumento da densidade e, conseqüentemente, aumento da receita bruta e do lucro operacional. Concluiu-se que a maior densidade avaliada (16,67 coelhos/m2) pode ser adotada, por reduzir o consumo de ração e aumentar a produção de carne total e o lucro operacional.

Biografia do Autor

Aderbal Cavalcante Neto, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba e Mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Jeffrey Frederico Lui, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor junto ao Departamento de Zootecnia da FCAV de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Leilane Rocha Barros Dourado, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista de Jaboticabal. É professora da Universidade Federal do Piauí (Campus Professora Cinobelina Elva-Bom Jesus-PI).

Mais informações no Currículo Lattes.

Joseli Alves Ferreira Zanato, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Eduardo Pahor Filho, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Jaboticabal-SP. Experiência na área de Zootecnia, com ênfase em aquicultura - carcinicultura de água doce e marinha (sistemas autotróficos e heterotróficos de produção), ranicultura (sistema anfigranja) e piscicultura de água doce e marinha. Mestrado em aquicultura pela Estação Marinha de Aquacultura - EMA FURG-RS. Atualmente é doutorando, atuando no laboratório de Fisiologia de organismos aquáticos - CAUNESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Natan Cotero Garrafoni, Universidade Estadual Paulista – Departamento de Zootecnia

Graduação em andamento em ZOOTECNIA pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ludmila da Paz Gomes da Silva, Departamento de Zootecnia, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba, Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos