Desenvolvimento e rendimento de óleo essencial de menta (Mentha x piperita L.) cultivada em solução nutritiva com diferentes níveis de fósforo.

Autores

  • Evelize de Fátima Saraiva David UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Martha M. Mischan Universidade Estadual Paulista – Instituto de Biociências
  • Carmen Silvia Fernandes Boaro Departamento de Botânica – Botucatu

Resumo

Para avaliar o desenvolvimento e o rendimento de óleo essencial da Mentha x piperita L., plantas foram cultivadas em solução nutritiva no 2 de Hoagland e Arnon (1950) completa e na mesma solução com decréscimo e com acréscimo de 50% de fósforo. Foram avaliados número de folhas, área foliar, comprimento de parte aérea, massa seca dos diferentes órgãos e total, razão de área foliar, razão de massa foliar, taxa assimilatória liquida, taxa de crescimento relativo, área foliar específica e distribuição de massa seca para os diferentes órgãos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com três níveis de fósforo, cinco colheitas e quatro repetições. Para a análise do óleo essencial o delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x3. Os resultados foram submetidos às análises de variância e de regressão, utilizando 5% de significância. Os resultados permitem concluir que a variação dos níveis de fósforo interferiram com o desenvolvimento da Mentha x piperita L. Apesar das plantas terem apresentado variação de comportamento para muitas das variáveis avaliadas, quando submetidas aos diferentes níveis de fósforo, adaptaram-se a essa condição, o que pode ser confirmado pela taxa de crescimento relativo, que reflete crescimento. No entanto, aquelas cultivadas com o menor nível de fósforo apresentaram maior rendimento de óleo essencial aos 60 DAT.

Biografia do Autor

Evelize de Fátima Saraiva David, UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas, Mestrado em Agronomia (Horticultura), pela Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista e Doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista.

Mais informações no Currículo Lattes.

Martha M. Mischan, Universidade Estadual Paulista – Instituto de Biociências

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo e Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). Atualmente é professora voluntária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Carmen Silvia Fernandes Boaro, Departamento de Botânica – Botucatu

Possui Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pelo Instituto Básico de Biologia Médica e Agrícola, Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pelo Instituto Básico de Biologia Médica e Agrícola, Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos