Efeito do extrato de Plectranthus barbatus (Andr.) Benth no desempenho reprodutivo de Rattus novergicus (Berkenhout, 1769).

Autores

  • Thelma Duarte Delgado Brandolt Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIUR)
  • Cinthia Cardoso Rodrigues Hospital Veterinário da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (FZVA)
  • Sandro Márcio Nunes Ferrão Biotério e Laboratório de Farmacologia
  • Gisélida Maria Baquini da Silva Hospital Veterinário da FZVA, Laboratório de Biotecnologia da Reprodução - PUCRS

Resumo

A suposta utilização do extrato de Plectranthus barbatus para fins abortivos motivou esta investigação sobre a ocorrência dos possíveis efeitos tóxicos do Falso-boldo na viabilidade dos embriões e da prole de ratas Wistar. O experimento contou com vinte e sete fêmeas e nove machos, divididos em três grupos. Os chás foram preparados pelo método de infusão, utilizando-se folhas de plantas adultas obtidas em quintais residenciais. A partir do primeiro dia de acasalamento os animais foram submetidos a diferentes tratamentos: o (T1) recebeu água, o (T2) recebeu a dose de chá considerada coloquial e o (T3) recebeu uma dose 200% maior. Para avaliar a qualidade e verificar o estágio de desenvolvimento embrionário, no quarto dia de acasalamento, seis fêmeas de cada grupo foram submetidas a uma laparotomia abdominal mediana para que se procedesse a um lavado uterino que, depois de coletado, foi submetido a análise laboratorial. Ao final da gestação, os filhotes resultantes das fêmeas que não sofreram intervenção cirúrgica foram analisados cinco dias após seu nascimento. Os resultados não demonstraram interferência no desenvolvimento embrionário de nenhum dos grupos. As proles dos diferentes tratamentos apresentaram-se dentro dos padrões normais em relação ao grupo controle. Anomalias congênitas não foram constatadas.

Biografia do Autor

Thelma Duarte Delgado Brandolt, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIUR)

Bacharel em Ciências Biológicas pela PUCRS. Especialista em Licenciamento Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNISC. Licenciada em Ciências Biológicas pela PUCRS. Mestranda em Educação em Ciências e Matemática - 2011.

Mais informações no Currículo Lattes.

Cinthia Cardoso Rodrigues, Hospital Veterinário da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (FZVA)

Bacharel em Ciências Biológicas, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana. Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Mais informações no Currículo Lattes.

Sandro Márcio Nunes Ferrão, Biotério e Laboratório de Farmacologia

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui formação docente na área de Bem-Estar Animal. Especialista em Toxicologia Animal. Atualmente é Professor Auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Gisélida Maria Baquini da Silva, Hospital Veterinário da FZVA, Laboratório de Biotecnologia da Reprodução - PUCRS

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Coordenadora do Departamento de Zootecnia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos