Análise faunística de Formicidae (Hymenoptera: Apocrita) em ecossistema degradado no município de Chapecó, Santa Catarina

Autores

  • Junir Antonio Lutinski Laboratório de Entomologia, UNOCHAPECÓ, CCAA
  • Flávio Roberto Mello Garcia Laboratório de Entomologia, UNOCHAPECÓ, CCAA

Resumo

Visando conhecer a mirmecofauna em ambientes degradados e compreender como este grupo atua nestes ecossistemas, realizou-se a análise faunística a partir das formigas coletadas em uma área no município de Chapecó, sujeita à inundação em função da construção da barragem na foz do rio Chapecó (um afluente do rio Uruguai). As coletas ocorreram durante o período de outubro de 2001 a setembro de 2002 utilizando-se armadilhas tipo pit-fall, rede de varredura, guardachuva entomológico e coletas de serrapilheira em fragmento coberto por arbustos e gramíneas. Caracterizou-se a fauna encontrada através dos índices de constância e dominância. Foram coletados 34.642 espécimes de formigas, pertencentes a 32 espécies, 19 gêneros e seis subfamílias. As espécies Labidus sp., Atta sp. e Ectatomma edentatum destacaram-se como acessórias ou constantes e dominantes.

Biografia do Autor

Junir Antonio Lutinski, Laboratório de Entomologia, UNOCHAPECÓ, CCAA

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atua como biólogo na Secretaria da Saúde do município de Chapecó, SC; e como professor no SENAI, SC, na área de pesquisa e ensino. É especialista em Gestão ambiental com atuação na área de gestão de resíduos e certificação ambiental. Mestre em Ciências Ambientais. Doutorando em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria.

Mais informações no Currículo Lattes.

Flávio Roberto Mello Garcia, Laboratório de Entomologia, UNOCHAPECÓ, CCAA

Possui Graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua como professor universitário desde 1995. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professor Permanente do Programa de Pos-graduação em Fitossanidade da UFPel, Pesquisador do Grupo de pesquisa em Biodiversidade de moscas-das-frutas da USP, consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, de Pernambuco e Santa Catarina, consultor de 30 periódicos nacionais e internacionais, Perito do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos