Análise faunística de gafanhotos (Orthoptera, Acridoidea) em fragmento florestal próximo ao Rio Uruguai, município de Chapecó, Santa Catarina

Autores

  • Carla Graciani Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos, Laboratóriode Entomologia, UNOCHAPECÓ
  • Flávio Roberto Mello Garcia Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos, Laboratóriode Entomologia, UNOCHAPECÓ
  • Maria Kátia Matiotti da Costa Faculdade de Biociências, Laboratório de Entomologia, PUCRS

Resumo

O trabalho teve como objetivo caracterizar a comunidade de gafanhotos (Orthoptera, Acridoidea) através da análise faunística, na região do Lageado Monte Alegre, margens do Rio Uruguai no município de Chapecó, região Oeste de Santa Catarina. As coletas foram realizadas semanalmente, entre outubro de 2001 e setembro de 2002, utilizando-se armadilhas de solo, rede de varredura, guarda-chuva entomológico e coletas no folhiço. Foram medidos os índices de abundância, freqüência, constância, dominância e o índice de diversidade. Foi coletado um total de 713 acridóideos pertencentes a 18 espécies, 17 gêneros e 3 famílias. Da família Acrididae foram amostradas 13 espécies: Abracris flavolineata, Allotruxalis strigata, Amblytropidia sola, Amblytropidia sp., Cylindrotettix chacoensis, Dichroplus misionensis, Eurotettix lilloanus, Metaleptea brevicornis adspersa, Orphulella punctata, Parorphula graminea, Rhammatocerus brunneri, Ronderosia bergi e Schistocerca flavofasciata. Da família Romaleidae, quatro espécies: Staleochlora viridicata, Chromacris speciosa, Zoniopoda tarsata e Xyleus discoideus. Da família Tridactylidae foram coletados duas ninfas não identificadas. A espécie dominante foi A. strigata.

Biografia do Autor

Carla Graciani, Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos, Laboratóriode Entomologia, UNOCHAPECÓ

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó.

Mais informações no Currículo Lattes.

Flávio Roberto Mello Garcia, Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos, Laboratóriode Entomologia, UNOCHAPECÓ

Possui Graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua como professor universitário desde 1995. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professor Permanente do Programa de Pos-graduação em Fitossanidade da UFPel, Pesquisador do Grupo de pesquisa em Biodiversidade de moscas-das-frutas da USP, consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, de Pernambuco e Santa Catarina, consultor de 30 periódicos nacionais e internacionais, Perito do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Kátia Matiotti da Costa, Faculdade de Biociências, Laboratório de Entomologia, PUCRS

Possui Graduação em Ciências Biológicas LP pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Sistemática e Biodiversidade Animal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutora em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro, SP- UNESP. Atua como Pesquisadora do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos