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Authors

  • Tatiana Marcela de Oliveira Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco/Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais
  • Ana Lícia Patriota Feliciano Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais
  • Ângelo Giuseppe Chaves Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Biologia Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, CEP 52171-900, Recife – PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n1p147

Abstract

Environmental perception and education for teachers and students in the surroundings of the Ecological Reserve of Caetés, Metropolitan Region of Recife, Pernambuco. Environmental perception studies have been included in management projects that seek nature conservation. The main objec- tive of this work was to evaluate students’ and teachers’ environmental perceptions regarding a natural protected area (Caetés Ecological Station) that is situated in the surroundings of their schools, in order to support an  program aimed at its conservation, which is a requisite to assure the con- servation of that protected area. In the first stage of the study, stu- dents were asked to write essays and to draw mental maps about their place of residence. In contrast, teachers answered a questionnaire about enviro- nmental issues related to their teaching experience. In the second stage, teachers attended a lecture and were guided by the authors on a tour around the ecological station. Students’ essays and drawings showed a manifest content of unveiled conscience, not necessarily linked to the presence of a protected area in their neighborhood. In their answers to the  questionnaires, the teachers demonstrated little knowledge and interaction regarding the ecological station. However, after the lecture-and-tour activity, the teachers suggested that the political pedagogical project of their schools should include environmental education activities at  the Caetés Ecological Station. There was a cognitive change among the  teachers, since they demonstrated the intention of seeking a deeper   and closer relationship with the local ecological station.

Author Biographies

Tatiana Marcela de Oliveira Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciencias Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1998), Pós-Graduação em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade de Pernambuco (1999), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Durante 05 anos foi Analista Ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos -CPRH e atualmente é professora na Especialização em Gestão, Educação e Políticas Ambientais da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Técnica Ambiental da Fundação AVSI- Programa Prometrópole.Tem experiência na área de consultoria ambiental, atuando na análise, planejamento e execução de projetos. Tem experiência como professora de Ensino Superior e Pós-Graduação, Coordenadora de Curso de Ensino Superior, além de experiência em Mini-Cursos e Oficinas. A principal linha de atuação é em Educação e Percepção Ambiental.Certificado pelo autor em 09/11/09

Ana Lícia Patriota Feliciano, Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983), mestrado em Ciências Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC-SESu) de Engenharia Florestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Dendrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: floresta atlântica, dendrologia, unidades de conservação, percepção ambiental e fragmentação florestal.Certificado pelo autor em 20/12/10

Ângelo Giuseppe Chaves Alves, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Biologia Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, CEP 52171-900, Recife – PE, Brasil

Angelo Giuseppe Chaves Alves, 45, é educador e pesquisador. É professor universitário desde 1993. Ingressou em 1997 como professor do quadro efetivo na Universidade Federal Rural de Pernambuco (Campus de Recife), onde trabalha até hoje. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Pós-Doutorado em Ciência do Solo (com pesquisa em Etnoecologia/Etnopedologia) na Univeridade Técnica de Lisboa (2010). Realizou estagio em Agroecologia, durante o Doutorado, no Instituto de Estudios Campesinos da Universidad de Cordoba, Espanha (2003). Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia na gestão 2000-2002. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo e Ciências Florestais, na UFRPE (http://www.prppg.ufrpe.br). É revisor dos periódicos Revista Brasileira de Ciência do Solo, Acta Amazonica, Sitientibus, Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Biota Neotropica e Biotemas, sendo também Editor Associado deste útimo periódico. Atua em Etnoecologia, Etnopedologia, Educação Ambiental e Epistemologia. Seus trabalhos visam, principalmente, registrar, analisar e valorizar o conhecimento local referente ao manejo e conservação dos recursos naturais. Gosta muito de música, poesia, literatura, cinema e outras artes.Certificado pelo autor em 24/08/11

Published

2008-01-01

Issue

Section

Artigos