Valor nutricional de Lemna valdiviana Phil (Araceae) submetida a diferentes concentrações de fertilização com excremento de aves
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n3p19Abstract
As lemnaceas são plantas aquáticas com grande potencial de uso como matéria prima para ração de peixes devido ao alto valor nutricional. O objetivo deste estudo foi avaliar a composição química e a qualidade nutricional de Lemna valdiviana submetida a diferentes concentrações de adubação com excremento de aves. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado com três repetições. Os tratamentos foram: Controle (sem adubação); T1 – 150g.m-3, T2 – 300g.m-3 e T3 – 450 g.m-3 de excremento de aves fresco, distribuídos em dose única para fertilizar o cultivo de L. valdiviana. A dose que proporcionou a melhor qualidade nutricional de L. valdiviana foi 450g.m-3 de excremento de aves, com teor de proteína bruta de 19,66% na matéria seca, percentual de fibras de 13,06% e teor de 0,26% de P, 1, 63% de N, 0,37% de Na e 1,22% de Ca na massa seca. Os teores alcançados nesse estudo indicam a possibilidade da L. valdiviana ser considerada uma matéria prima de boa qualidade nutricional para ser utilizada em outros experimentos como complemento na ração para peixes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.