Descrição anatômica dos músculos da perna de Procyon cancrivorus (Cuvier 1798)

Autores

  • Firmino Cardoso Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Vanessa Morais Lima
  • Kleber Fernando Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p159

Resumo

O Procyon cancrivorus é uma espécie endêmica das Américas, assim como toda sua família. É amplamente encontrado em todo o território brasileiro habitando todos os biomas, principalmente o Cerrado.  Este trabalho utilizou cinco espécimes machos e adultos de P. cancrivorus para a caracterização de músculos da perna. Os animais foram coletados em rodovias (mortos por acidente). Os músculos foram dissecados e observados macroscopicamente suas inserções, proximal e distal, e inervação. Os músculos estudados são considerados músculos da tíbia. Os músculos tibial cranial, fibular curto, fibular longo, extensor longo digital e o extensor lateral dos dedos distinguem-se craniolateralmente na tíbia, em quanto que os músculos gastrocnêmio, flexor lateral dos dedos, poplíteo, flexor superficial dos dedos, flexor medial dos dedos e o tibial caudal estão situados na região caudal da tíbia. E os músculos de tal grupamento muscular atuam como extensores e flexores da articulação tibiotársica e como extensores e flexores das articulações digitais, exceto o músculo poplíteo que atua como flexor da articulação do joelho. Os músculos estudados foram comparados com os respectivos músculos em carnívoros domésticos, como o cão e gato, em que se constatou grande similaridade entre estes carnívoros.

Biografia do Autor

Firmino Cardoso Pereira, Universidade Federal de Goiás

Graduando em licenciatura no curso Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goias, Campus Jataí.

Vanessa Morais Lima

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2009), mestrado (em andamento) em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade de São Paulo.

Kleber Fernando Pereira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Anatomia Funcional: Estrutura e Ultraestrutura pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado (em andamento) em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás. Revisor ad hoc do periódico Acta Scientiarum (2007), Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (2008) e Revista de Ciências Biológicas e da Saúde da UNISEP (2009). Atualmente é professor assistente II da Universidade Federal de Goiás - Campus de Jataí e tem experiência docente na área de Morfologia, com ênfase na disciplina de Anatomia Humana e Comparativa.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos