Répteis e anfíbios de uma região pouco conhecida do sudeste da Amazônia

Authors

  • Frederico Gustavo Rodrigues França Universidade Federal da Paraiba
  • Nathocley Mendes Venâncio Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p71

Abstract

Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e possui uma enorme biodiversidade. Entretanto, algumas regiões ainda são pouco conhecidas. Este trabalho apresenta um inventário da herpetofauna de uma destas regiões, o município de Boca do Acre, no sudoeste do Amazonas. O inventário foi realizado em dois períodos, uma amostragem durante o meio da estação chuvosa e outra ao final da mesma estação. Diversos métodos foram empregados para as amostragens, como armadilhas de interceptação e queda, procuras visuais diurnas e noturnas, procuras de carro em trechos da BR 317, e registros oportunísticos. Cinqüenta e seis espécies de anfíbios e 53 de répteis foram registradas durante o inventário. Vinte e sete espécies foram capturadas nas armadilhas de interceptação e queda e 38 foram encontradas na BR317, sendo as serpentes o grupo mais impactado por atropelamentos. A curva de acumulação de espécies não atingiu a estabilidade indicando que o inventário não está completo. Os resultados demonstram a grande riqueza de espécies desta região, sua importância para a biodiversidade da Amazônia, e a urgência em sua preservação.

Author Biographies

Frederico Gustavo Rodrigues França, Universidade Federal da Paraiba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2003) e Doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2008). Foi bolsista de pós-doutorado (2009) e pesquisador colaborador do departamento de Zoologia da UnB. Atualmente é professor do curso Ecologia da Universidade Federal da Paraíba(UFPB) - Campus IV - Litoral Norte. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em comunidades e populações animais, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, biodiversidade animal, conservação, cerrado, herpetologia e ornitologia.

Nathocley Mendes Venâncio, Universidade Federal do Acre

Atualmente é pesquisador e estudante do curso de graduação em Ciências biológicas da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em: Herpetologia.

Published

2010-01-01

Issue

Section

Artigos