Trocando carniça por carne fresca: o urubu Cathartes burrovianus (Aves, Cathartidae) caça a serpente Xenodon merremii (Serpentes, Dipsadidae) no sudeste do Brasil

Authors

  • Thiago Oliveira e Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Fernanda Carvalho Machado Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Henrique Caldeira Costa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p177

Abstract

O urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus) é conhecido pelo hábito necrofágico, típico dos Cathartidae. Contudo, membros desta família também caçam presas vivas, embora este comportamento seja pouco documentado. Nós reportamos aqui um C. burrovianus predando a serpente não-peçonhenta, Xenodon merremii, em uma área antropizada no sudeste do Brasil.

Author Biographies

Thiago Oliveira e Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Sou graduado em Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e pós-graduado em Estudos Ambientais para o meio biótico com ênfase em mineração pela mesma instituição (2010). Estou envolvido com a Ornitologia desde 2006. Participei de estudos sobre a avifauna nos âmbitos populacionais e ecológicos desenvolvidos no Instituto Cultural Inhotim, em Brumadinho - MG e sou colaborador do laboratório de Ornitologia do Museu de Ciências Naturais PUC Minas.

Fernanda Carvalho Machado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuação na área de Ornitologia e estudos de Impactos Ambientais.

Henrique Caldeira Costa, Universidade Federal de Viçosa

Biólogo e Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa, tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em taxonomia e distribuição geográfica de Squamata brasileiros. É editor associado do periódico "Check List: Journal of Species Lists and Distribution" e escreve mensalmente a coluna "O nome dos bichos", no website "Ciência Hoje das Crianças".

Published

2010-01-01

Issue

Section

Short Communication