Ecology and conservation of the endemic lizard Tropidurus hygomi in “restinga” habitats of the north coast of Bahia state, Brazil

Authors

  • Karina Vieira Martins PPG em Diversidade Animal (UFBA)
  • Eduardo José dos Reis Dias Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos Frederico Duarte da Rocha UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p71

Abstract

"Restingas" are herbaceous/ shrubby coastal sand-dune habitats that cover great areas of Brazil, particularly along the Bahia state coast. The restingas are disturbed and are under strong pressure, mainly in northeastern Brazil. Fragmentation of the landscape and habitat loss within natural ecosystems are the factors which are mainly responsible for reduction of species diversity by extinction events. The goal of the present study was elucidate whether the conservation status of restinga habitats on the northern coast of Bahia state was interfering with microhabitat use by the endemic lizard Tropidurus hygomi. The results showed that the use of microhabitat resources by T. hygomi did not have any signifi cant differences in the four areas we chose for study. However, diverse factors of degradation were found to contribute indirectly to its habitat loss. The T. hygomi lizard is a generalist in its use of restinga microhabitats, and probably due the endemic condition, its conservation status is linked directly to conservation of the restinga habitats on the northern coast of Bahia state.

Author Biographies

Karina Vieira Martins, PPG em Diversidade Animal (UFBA)

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado, atualmente atua como colaboradora do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais peçonhentos da Bahia (NOAP/ UFBA), auxiliar de curadoria da coleção de lagartos do Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia (MZUFBA) e mestranda em Diversidade Animal (UFBA). Atua na área de taxonômia e história natural de lagartos brasileiros.

Eduardo José dos Reis Dias, Universidade Federal de Sergipe

Doutor e Mestre em Ciências (Área de Concentração em Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem bolsa de produtividade do CNPq, sendo atualmente Pesquisador 2F. Credenciado como Orientador no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É colaborador Pesquisador do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da UFBA. Faz parte dos Grupo de pesquisa deste Núcleo e do Grupo de Vertebrados Terretres do IB/UERJ. É colaborador do Instituto de Pesquisas e Conservação da Biodiversidade dos Ecossistemas Brasileiros - Instituto Biomas. Tem experiência na área de Zoologia de Vertebrados, Ecologia de Populações e Comunidades de Vertebrados Terrestres, Comportamento Animal e História Natural de Répteis e em Biologia da Conservação atuando principalmente com a Herpetofauna.

Carlos Frederico Duarte da Rocha, UERJ

Doutor e Mestre em Ecologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com tese na área de Ecologia Animal (Herpetologia), Gradudado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É pesquisador do CNPq desde 1994, sendo atualmente Pesquisador 1-A. É professor Adjunto do Departamento de Ecologia do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da UERJ, onde leciona e pesquisa desde 1988. Na UERJ, é coordenador do Laboratório de Ecologia de Vertebrados, sendo, desde 1996, Procientista dessa instituição. É líder do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Vertebrados Tropicais do CNPq (GRPesq). Foi Coordenador adjunto da Pós-graduação em Biologia da UERJ de 1998 a 2003, foi Coordenador Adjunto da Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ de 2006 a 2009. Atualmente é Coordenador do Programa de PG em Ecologia e Evolução (2010-2012). É professor dos Programas de Pós-graduação em Biologia PGB/UERJ), da PG em Meio Ambiente (PGMA/UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução na UERJ (PPGEE/UERJ) e do Programa PG em Ecologia na UFRJ. Atuou como Professor orientador no Programa PG em Ecologia da UNICAMP de 1993 a 2008. Foi Coordenador do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS) da UERJ na Ilha Grande e, foi membro titular do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro de 2002 a 2008. É membro do Comitê Executivo Mundial de Herpetologia desde 2002, com mandato até 2012. Em 2002 recebeu prêmio de Excelência 'em Biologia Tropical (Award of Excellence in Tropical Biology), condedido pela Association for Tropical Biology dos Estados Unidos. Foi membro suplente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) do Ministério do Meio Ambiente de 2001 a 2004, representando a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi Membro do Comitê Assessor de Ecologia e Limnologia (CA-EL) do CNPq de 2006 a 2008 (suplente) e Titular de 2008 a 2010.

Published

2010-01-01

Issue

Section

Artigos