Kava-kava como aditivo fitoterápico na alimentação de codornas de postura

Autores

  • Janaina Della Torre da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Aline Rocha Guarini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Luciana Thie Seki Dias UFSCAR
  • Fabricio Hirota Hada PPG em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Jaboticabal
  • Rodrigo Antonio Gravena Universidade Estadual Paulista UNESP-Jaboticabal
  • Rafael Henrique Marques Universidade Estadual Paulista UNESP-Jaboticabal
  • Vera Maria Barbosa de Morae Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p77

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da kava-kava (Piper methysticum) como fitoterápico na alimentação de codornas na fase de postura. Avaliou-se o desempenho (consumo de ração, conversão alimentar, peso dos ovos e produção), qualidade de ovos, tempo em imobilidade tônica (TIT), intensidade de ferimentos e relação heterófilo: linfócito (H:L). Foram utilizadas 90 codornas com 21 semanas de idade, divididas em blocos ao acaso e submetidas a três tratamentos (0, 300 e 600mg de extrato seco de kava-kava/kg de ração), cinco repetições e seis aves por parcela. A kava-kava utilizada na alimentação de codornas de postura não tem efeito sobre o desempenho, qualidade de ovos, intensidade de ferimentos e relação H:L, entretanto ocorre redução no tempo de permanência em imobilidade tônica com a inclusão de  kava-kava, o que predispõe a uma redução do estresse.

Biografia do Autor

Janaina Della Torre da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (2006) e doutorado pela mesma instituição (2009). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento animal, fitoterápicos, bem-estar, sorgo, frango de corte, poedeiras comerciais, codornas, deposição de gordura, prebióticos, avaliação/qualidade de alimentos de origem animal, ácido tânico e tanino.

Aline Rocha Guarini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduanda em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Jaboticabal. Trabalhou com pesquisa em coturnicultura e equideocultura. Possui experiência na área de Nutrição e Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: codornas, fitoterápico, nutrição de e manejo de equínos.

Luciana Thie Seki Dias, UFSCAR

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Zootecnia (1999) e doutorado em Zootecnia (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: sorgo, tilápias, frangos de corte, galinhas de postura, leveduras, prébioticos e lipídios plasmáticos.

Fabricio Hirota Hada, PPG em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Jaboticabal

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Zootecnia pela mesma instituição (2008). Atualmente é doutorando em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Jaboticabal. Trabalhou com pesquisa em sericicultura. Possui experiência na área de Nutrição e Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: frangos de corte, codornas, incubação.

Rodrigo Antonio Gravena, Universidade Estadual Paulista UNESP-Jaboticabal

Possui graduação em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (2007). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: codornas, enriquecimento de ovos, minerais orgânicos, Selênio.

Rafael Henrique Marques, Universidade Estadual Paulista UNESP-Jaboticabal

Zootecnista, possui mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista UNESP-Jaboticabal, com ênfase em Nutrição e Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: fitase, frangos de corte, codornas, fitoterápico (camomila), vitamina A, E e D e minerais, poedeiras comerciais.

Vera Maria Barbosa de Morae, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Pós-Doutorado na Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (2000-2002) e na North Carolina University State - Estados Unidos (2009-2010). Atualmente é professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais de Aves Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: frangos de corte, poedeiras comerciais, codornas, estudo de fitoterápicos em dietas de codornas.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos