Dieta e conteúdo calórico de aves atropeladas na região central do estado do Paraná, Brasil

Autores

  • Camila Crispim de Oliveira Ramos Universidade Estadual de Maringá
  • Claudio Henrique Zawadzki Universidade Estadual de Maringá
  • Evanilde Benedito Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n4p153

Resumo

Foi analisado o conteúdo estomacal e calórico de 70 espécimes de aves atropeladas em estradas da região central do estado do Paraná, Brasil. Das amostras analisadas, 31% foram de aves omnívoras, 30% insetívoras, 16% carnívoras, 14% frugívoras e 9% insetívoro/frugívoras. Diversificação na dieta foi constatada, especialmente, para carnívoros e omnívoros. Os itens alimentares com maior ocorrência foram Coleoptera (20%), Sementes (17%) e Hymenoptera (15%). O item com maior freqüência volumétrica foi Rodentia (35%). Frugívoros e insetívoros apresentaram as maiores médias calóricas. A presença de itens de diversas origens na dieta das espécies pode significar escassez dos itens preferenciais em conseqüência do impacto das rodovias.

Biografia do Autor

Camila Crispim de Oliveira Ramos, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá e Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá.

Mais informações no Currículo Lattes.

Claudio Henrique Zawadzki, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor adjunto da área de Zoologia na Universidade Estadual de Maringá.

Mais informações no Currículo Lattes.

Evanilde Benedito, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR. E Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2011-09-09

Edição

Seção

Artigos