Produção e nutrição do capim-Marandu submetido a doses de zinco no solo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n2p1Abstract
O zinco é o micronutriente mais limitante à produção de forrageiras, entretanto, tem pouca informação para capim-marandu. Objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de zinco no estado nutricional e na produção de massa seca do capim-Marandu. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação da UNESP, Câmpus de Jaboticabal, em vaso preenchido com 3 dm de amostras de um Latossolo Vermelho distrófico (Zn = 0,4 mg dm-3). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com seis doses de Zn (0; 15; 30; 60; 120 e 240 mg dm-3) e quatro repetições. Realizaram-se dois cortes nas plantas com intervalo de 30 dias, determinando-se o número de folhas e de perfilhos por vaso, a altura e massa seca da parte aérea e determinou-se o teor de Zn na parte aérea. Após o segundo corte, avaliaram-se a concentração de zinco no solo e a massa seca de raiz. A aplicação de Zn ao solo incrementou a sua concentração no solo e a absorção pelo capim-marandu, atingindo a máxima produção de massa seca com teor de Zn na parte aérea de 140 e 181 mg kg-1, para primeiro e segundo corte respectivamente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 José Marcos Garrido Beraldo, Renato de Mello Prado, Ruan Waldir Mendoza Cortez, Adilson José Rocha Mello, Carlos Alberto Kenji Taniguchi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.