Distribuição vertical do cavalo-marinho Hippocampus reidi Ginsburg, 1933 na região de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n2p59Abstract
Os cavalos-marinhos são encontrados em todo o mundo, em águas rasas da costa tropical e temperada. Este trabalho tem como objetivo caracterizar as populações de cavalos-marinhos em diferentes gradientes de profundidade e hidrodinamismo. O estudo foi realizado em seis áreas selecionadas aleatoriamente em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro. O estudo foi desenvolvido com mergulho autônomo. Foram realizadas transecções de 20m x 5m em dois estratos de profundidade: acima de cinco metros de profundidade (0 - 5m) e abaixo de cinco metros (5 – 10m). Utilizando censo visual, os exemplares foram identificados quanto à espécie, ao sexo e biometrados (height – HT). De acordo com os resultados, a densidade do cavalo-marinho variou com a profundidade e o hidrodinamismo do local. A maior profundidade média foi encontrada na Ilha de Cabo Frio – Ponta do Anequin, já a menor foi na Praia do Forno – Ponta D’água. Não há diferença significativa no tamanho dos indivíduos acima e abaixo dos 5m. A profundidade de machos e fêmeas também não apresentou variações significativas. A razão sexual de H. reidi na população de Arraial do Cabo é de 1:1. Os resultados obtidos indicaram que as características populacionais são semelhantes entre os dois estratos de profundidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.