Divergências na composição e na estrutura do componente arbustivo-arbóreo entre duas áreas de caatinga na região do Submédio São Francisco (Petrolina, PE/Juazeiro, BA)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n3p97Abstract
O presente trabalho teve como objetivos estudar as diferenças na composição e na estrutura de duas comunidades de caatinga, em diferentes estados de conservação. Foram selecionadas duas áreas (área I e área II, sendo a última mais conservada), nas quais foram plotadas 20 parcelas de 200m² cada uma. Nestas unidades amostrais, foi efetuado um levantamento florístico-fitossociológico, sendo este analisado para o estrato regenerante (indivíduos com diâmetro ao nível do solo menor que 3cm) e adulto (os demais indivíduos). Foram amostrados 4681 indivíduos, pertencentes a 13 famílias, 31 gêneros, 38 espécies e cinco morfoespécies, das quais 11 famílias, 21 gêneros, 26 espécies e uma morfoespécie, na área I, e 12 famílias, 27 gêneros, 34 espécies e cinco morfoespécies, na área II. Certos atributos da vegetação não se diferenciaram entre as áreas, tais como as famílias com maior abundância de espécies, os táxons adultos mais importantes e a distribuição dos parâmetros biométricos, enquanto outros foram dissimilares, a exemplo do número e arranjo das espécies, os táxons mais importantes na regeneração natural, a diversidade e a equabilidade. Desta forma, esse conjunto de características floristico-estruturais permite inferir mais claramente sobre as condições de conservação das comunidades.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.