Distribuição e densidade do bivalve Anomalocardia brasiliana em praias do Rio Grande do Norte durante um período de pluviosidade atípica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n1p109Abstract
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a distribuição e a densidade de Anomalocardia brasiliana em 22 km de praias da região oeste do Rio Grande do Norte durante e após períodos de pluviosidade atípica relacionada com o fenômeno La Niña. Foram realizadas quatro coletas semestrais entre os meses de Abril/2009 e Outubro/2010, sendo realizados transcectos perpendiculares à linha da praia, ao longo de um gradiente espacial de distanciamento do estuário, visando coletar organismos, sedimento e dados sobre a temperatura e salinidade da água. Não foram constatadas diferenças significativas na densidade de A. brasiliana entre as diferentes épocas do ano, sendo que as densidades médias foram 218 ind./m² em Abril/2009, 198 ind./m² em Outubro/2009, 233 ind./m² em Abril/2010 e 200 ind./m² em Outubro/2010. Anomalocardia brasiliana apresentou um padrão de distribuição bem definido, com sua ocorrência restrita principalmente à região estuarina do rio Apodi/Mossoró onde os teores de matéria orgânica do sedimento foram mais elevados. Pôde-se constatar que esta espécie apresentou reduzida resiliência, uma vez que não conseguiu retornar a sua densidade anterior a Março/2008, ou seja, antes das chuvas intensas ocasionadas pelo fenômeno La Niña.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

