Avaliação da Educação Ambiental em escolas vinculadas a uma usina de cana-de-açúcar na Mata Sul de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n3p221Abstract
A Educação Ambiental (EA) no Brasil sofreu um crescimento recente e acelerado guiado pelo avanço da consciência ambiental. A educação formal incorporou essa temática para formar cidadãos atuantes em questões ambientais de forma consciente e sustentável. Uma escola influencia a comunidade onde atua e a EA é um dos caminhos para tentar superar problemas ambientais. As escolas estudadas estão localizadas em área de Mata Atlântica, com parte de seus remanescentes situada em propriedades das usinas de cana-de-açúcar. Portanto, o artigo objetiva analisar a inclusão da EA em escolas vinculadas à Usina Trapiche, investigando, por meio de questionários, a percepção dos professores sobre o tema nos locais de trabalho e suas dificuldades para abordar os conteúdos. Os questionários foram respondidos por 22 professores que atendem aproximadamente 1.300 alunos nas escolas estudadas. Todas essas escolas realizam atividades de EA, com predominância da questão acerca dos resíduos sólidos. As dificuldades relatadas foram comuns à Educação em geral. Foi constatado que a EA está inserida no contexto estudado, mas o desafio parece ser incluí-la definitivamente no currículo e no dia a dia da escola. Além da pesquisa, foram realizadas atividades lúdicas, oficinas e palestras, vivenciando com a comunidade escolar os temas mais relevantes da EA na região.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.