Estudo anatômico do circuito arterial do encéfalo em Eira barbara – relato de dois casos.

Autores

  • Breno Costa de Macedo Universidade federal rural da Amazônia.
  • Érika Branco Universidade federal rural da Amazônia.
  • Luiza Corrêa Pereira Sem vínculo institucional
  • Ana Rita de Lima Universidade federal rural da Amazônia.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p177

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p177

O Eira barbara é um mustelídeo de ampla distribuição na América latina vulgarmente conhecido como Papa-mel. Tendo em vista a carência de informações a respeito da anatomia dos mustelídeos, assim como a importância de um modelo vascular para a compreensão das lesões neurológicas no sistema nervoso central, este trabalho objetivou descrever a morfologia e a composição do circuito arterial da base do encéfalo do E. barbara fornecendo dados para estudos futuros. Para tal utilizou-se dois espécimes, machos, jovens, provenientes, da área de Mina Bauxita Paragominas-PA, doados após morte ao LaPMA. Os espécimes tiveram o sistema arterial preenchido com látex Neoprene 650 corado em vermelho e foram fixados em formaldeído 10% sendo posteriormente dissecados para sistematização dos vasos. Os animais estudados apresentaram o circuito arterial da base do encéfalo suprido pelas artérias carótidas internas e artéria basilar. A artéria carótida interna, após atravessar a dura-máter, continuou cranialmente emitindo as artérias cerebrais médias e terminando como artérias cerebrais craniais que se anastomosam fechando rostralmente o circuito arterial. As artérias comunicantes caudais integraram a artéria basilar ao circulo arterial e emitiram as artérias cerebrais caudais e cerebelares rostrais. A artéria basilar revelou como principais ramos, as artérias cerebelares médias e caudais.

Biografia do Autor

Érika Branco, Universidade federal rural da Amazônia.

Doutora em Ciência pelo setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestre - departamento de Cirurgia - FMVZ/USP. Possui graduação em Medicina Veterinária pela UNIFEOB (1996), com o desenvolvimento de Iniciação Científica. Concluiu especialização em Saúde Pública pela UNAERP (1998) e especialização em Anatomia comparada: Humana e Animal, pela USP (2005). Atualmente é colaboradora na pesquisa do Setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres do Departamento de Cirurgia da FMVZ/USP. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia, Histologia e Embriologia, Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, , desenvolvendo atividades como docente nestas áreas da Universidade de Cuiabá (1996-2003). Atua em projetos relacionados com: Terapia celular, vias de infusão de células tronco no contexto cardíaco, modelos animais experimentais, criopreservação celular e cultivo celular. Professora Adjunta de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos e Selvagens, e Anatomia Topográfica da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Membro Pesquisador do Laboratório de Pesquisa Morfológica Animal - LaPMA/UFRA. Atua como Editora de Área da Revista Biotemas - UFSC e da Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences - UFRA.

Luiza Corrêa Pereira, Sem vínculo institucional

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009) . 

Ana Rita de Lima, Universidade federal rural da Amazônia.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (2002), mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo na Faculdade de Medicina Veterinária Zootecnia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia Descritiva e Topográfica dos Animais Domésticos e Silvestres, estereologia, duchenne muscular dystrophy, morfometria, imunohistoquímica, imunocitoquímica, cultivo celular, microscopia de luz e eletrônica de transmissão. Atualmente é professora Adjunta II na Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) ministrando aulas nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Downloads

Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos