Categorização do risco de extinção de Dyckia limae L. B. Sm. e Tillandsia catimbauensis Leme, W. Till & J. A. Siqueira por meio de critérios de distribuição geográfica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p203Abstract
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p203
Os critérios de distribuição geográfica favorecem a categorização do risco de extinção de espécies pouco conhecidas cientificamente. O objetivo do presente estudo foi de utilizar esses critérios para categorizar as espécies Dyckia limae L. B. Sm. e Tillandsia catimbauensis Leme, W. Till & J.A. Siqueira. Endêmicas do Parque Nacional do Vale do Catimbau (PARNA do Catimbau), D. limae e T. catimbauensis, tiveram sua extensão de ocorrência e área de ocupação aferidos e os sítios de dispersão ponderados quanto ao seu estado de conservação. As extensões de ocorrência de D. limae e T. catimbauensis foram respectivamente de 15,1 km² e 22,1 km², enquanto as áreas de ocupação foram de 5 km² e 8,5 km². Em razão destes valores, associado às condições de conservação da localidade, as espécies enquadram-se na categoria “Criticamente em Perigo” (CR).
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

