Fenologia de espécies arbóreas em um fragmento florestal localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina

Autores

  • Edilvane Inês Zonta Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Dias de Oliveira Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n4p61

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar os padrões fenológicos da sinúsia arbórea de um fragmento florestal localizado no município de São Miguel do Oeste, SC, e sua relação com as variáveis climáticas. Os eventos fenológicos foram avaliados através do número de espécies na fenofase e do índice de intensidade de Fournier, de outubro de 2012 a outubro de 2013. Foram monitorados indivíduos de 20 espécies arbóreas pertencentes a 13 famílias botânicas quanto às fenofases de brotamento, folhas adultas, queda foliar, flores em antese, frutos imaturos e frutos maduros. Utilizou-se o índice de Morisita padronizado para testar a sazonalidade das fenofases e a correlação de Spearman para avaliar a possível relação das fenofases com a temperatura e a precipitação. A queda foliar foi sazonal e teve uma forte correlação inversa com a temperatura. O brotamento e a floração apresentaram sazonalidade e maior intensidade em setembro. Frutos maduros e imaturos foram registrados em diferentes momentos ao longo do ano. O desencadeamento das fenofases apresentou correlação com a temperatura, principalmente das fenofases vegetativas.

Biografia do Autor

Edilvane Inês Zonta, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus de São Miguel do Oeste/SC, pós-graduanda MBA Gestão Ambiental na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus de Chapecó/SC. Área de concentração: Ecologia vegetal.

Adriano Dias de Oliveira, Universidade Comunitária Regional de Chapecó

Mestre e Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do SUl - UFRGS, professor adjunto da Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ, Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA).

Downloads

Publicado

2015-08-10

Edição

Seção

Artigos