Morfologia e biometria do timo em avestruzes (Struthio camelus)

Autores

  • Cheston Cesar Honorato Pereira Universidade de Rio Verde. End.: Fazenda Fontes do Saber - Caixa Postal 104 - CEP: 75.901-970 75901-970 - Rio Verde, GO - Brasil Telefone: (64) 36202200 Fax: (64) 36202201
  • Márcia Rita Fernandes Machado Livre Docência na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal
  • Angelita das Graças de Oliveira Honorato Doutoranda do programa de pós-graduação em ciências Veterinárias da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Bruno Gomes Vasconcelos Professor Assistente A da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus de Sinop
  • Tales Dias do Prado Professor assistente I da Universidade de Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n2p59

Resumo

Estudou-se a anatomia do timo em 30 filhotes de avestruzes, 13 machos e 17 fêmeas com idade variando entre 10 a 20 dias, mediante fixação de cada ave em solução aquosa de formol a 10%. As cadeias de lobos tímicos localizaram-se no terço distal da região ventral do pescoço, dispondo-se de forma linear e paralela, desde a décima primeira até a décima quinta vértebra cervical, relacionando-se com o nervo vago e veia jugular. O número de lobos variou de um a três e um ou dois, para os antímeros direito e esquerdo respectivamente. A média das dimensões dos lobos foram 2,09 x 0,71 x 0,41 cm para o lobo cranial, 0,69 x 0,38 x 0,27 cm para o lobo médio e 0,55 x 0,33 x 0,29 cm para o lobo caudal do antímero direito. No antímero esquerdo, foram registrados 2,14 x 0,71 x 0,37 cm para o lobo cranial e 0,60 x 0,31 x 0,22 cm para o lobo caudal. A morfologia e biometria do timo apresentaram comportamentos bem definidos, possuindo características comuns quanto à holotopia, esqueletopia, sintopia e idiotopia, que deixaram caracterizada a espécie objeto de nosso estudo.

Biografia do Autor

Cheston Cesar Honorato Pereira, Universidade de Rio Verde. End.: Fazenda Fontes do Saber - Caixa Postal 104 - CEP: 75.901-970 75901-970 - Rio Verde, GO - Brasil Telefone: (64) 36202200 Fax: (64) 36202201

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia(1992), possui mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo (1995) e atualmente é aluno Doutorando do curso de pós-graduação em medicina veterinária da UNESP - Jaboticabal. Professor efetivo da Universidade de Rio Verde ministra as disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos I e II e Anatomia Topográfica dos Animais Domésticos, ocupando o cargo de Professor Adjunto II. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Animal e Humana.

Márcia Rita Fernandes Machado, Livre Docência na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal (FCAV - UNESP) em 1979; mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo (1992); doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo (1995); concurso de Livre Docência na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal (2002). Em julho de 2011, mudou de Plano de Carreira de MS5 para MS5 -3, nível máximo da carreira de Professor Adjunto na UNESP, dessa forma, atualmente é Professor Adjunto 3 da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, responsável pelas disciplinas de Anatomia dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, além de ministrar disciplinas e orientar junto aos Programas de Pós-Graduação em Cirurgia e Produção Animal da FCAV UNESP. Orientou e orienta Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado; Iniciações Científicas; Apoio Técnico, e também Trabalhos e Estágios de Conclusão de Curso de Graduação em Medicina Veterinária. Responsável por Projetos de Pesquisa financiados. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase à Morfologia Animal, atuando nas áreas de Morfologia Placentária; Morfologia dos Diferentes Sistemas Orgânicos dos Animais Domésticos e Silvestres; Morfologia de Membranas Biológicas, desenvolvendo trabalhos com: Agouti paca, morfologia animal, cervídeos, bufalinos, anexos embrionários e membranas biológicas.

Angelita das Graças de Oliveira Honorato, Doutoranda do programa de pós-graduação em ciências Veterinárias da Universidade Federal de Uberlândia.

Médica Veterinária, Mestre em Saúde Animal na área de morfologia, doutoranda pela Universidade Federal de Uberlândia.

Bruno Gomes Vasconcelos, Professor Assistente A da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus de Sinop

Doutor em Ciências (área de concentração: Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Universidade de São Paulo (USP) (2011-2012), orientado pela Pesquisadora Visitante da Humboldt-Universität Berlin (Alemanha), Dra. Andrea Maria Mess. Mestre em Ciências Veterinárias (área de concentração: Saúde Animal) pela Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009-2011), orientado pelo Professor Titular Frederico Ozanam Carneiro e Silva. Graduado em Medicina Veterinária pela FAMEV, UFU (2004-2009); na Anatomia Animal, desenvolveu monitoria, estágios e iniciações científicas, através do PIBEG (2006-2007 e 2007-2008) e CNPq (2008-2009). No ensino, atuou como Professor Colaborador nas disciplinas relacionadas à Anatomia dos Animais Domésticos (curso de Medicina Veterinária) e à Anatomia e Fisiologia Animal (curso de Agronomia), na: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Botucatu; UNESP, campus Araçatuba; e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Bandeirantes. Atualmente é Professor Assistente A da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus de Sinop. Na pesquisa, vem atuando em áreas relacionadas à Medicina Veterinária, principalmente em Anatomia Macro e Microscópica, Anatomia Topográfica, e Anatomia Comparada dos Animais Domésticos e Silvestres.

Tales Dias do Prado, Professor assistente I da Universidade de Rio Verde

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais. Possui especialização em Residência Médico Veterinária, atuando na área de Clínica, Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos Animais, com ênfase em Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Federal de Goiás. Concluiu Mestrado em Ciência Animal na Universidade Federal de Goiás/Escola de Veterinária e Zootecnia . Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista/Jaboticabal, em nível de Doutorado. É professor Adjunto das disciplinas de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia Veterinária, Ortopedia e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais na Universidade de Rio Verde (UniRV)

Downloads

Publicado

2016-05-11

Edição

Seção

Artigos