Um estudo naturalístico do comportamento de cuidado entre crianças pré-escolares

Autores

  • Eulina da Rocha Lordelo Universidade Federal da Bahia. Departamento de Psicologia.
  • Ana Maria Almeida Carvalho Universidade de São Paulo

Resumo

Com o objetivo de descrever e determinar a ocorrência do comportamento de cuidado, 37 crianças, com idade entre 5 meses e 6 anos e 8 meses, foram observadas em ambiente natural, em grupos de duas, três e quatro crianças. Episódios de cuidado foram descritos e categorizados, tendo em vista o conteúdo e a estrutura dos episódios, incluindo-se indicadores de orientação afetiva. Três categorias finais (Mimar, Cuidar e Ensinar) foram descrtias e suas frequências computadas, calculando-se média por sessão. Os resultados mostraram a ocorrência de comportamento de cuidado em crianças a partir de dois anos, catacterizado como ações complexas de acompanhamento e provisão às necessidades atribuídas ao outro. Na criança, o comportamento de cuidado assemelha-se ajustando-se a cada momento ao estado comportamental do alvo. Variáveis como idade, sexo, diferença de idade e grau de familiaridade entre as crianças parecem afetar o comportamento, com algumas diferenças significativas favorecendo as crianças mais velhas, as meninas, e díades com maior diferença de idade. Os resultados são discutidos nas suas implicações para redefinir concepções sobre habilidades da crianças e para fornecer uma
base de reflexão às práticas de criação correntes.

Biografia do Autor

Eulina da Rocha Lordelo, Universidade Federal da Bahia. Departamento de Psicologia.

Graduação em Psicologia (Licenciatura e Psicólogo) pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado e Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ana Maria Almeida Carvalho, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos