Estudo comparativo da produção de serapilheira de uma área de Mata Atlântica e de um povoamento de Pinus elliottii Engelm. var. elliottii na Ilha de Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Rudnei Hinkel Departamento de Ecologia e Zoologia - CCB - UFSC
  • Clarice M. N. Panitz Departamento de Ecologia e Zoologia - CCR - UFSC

Resumo

A produção total de serapilheira foi avaliada de dezembro de 1990 a novembro de 1991, tanto em uma floresta tropical (Mata Atlântica), quanto em um povoamento de Pinus elliottii na Ilha de Santa Catarina (27º35'S, 48º30'WG), sul do Brasil. Os valores de produção anual obtidos nas duas áreas foram 6,37 ton.ha-1.ano-1 e 4,60 ton.ha-1.ano-1, respectivamente. A fração folhas representou a maior contribuição em ambas as ecossistemas, com 66,3% e 64,9%, respectivamente. Foi verificado que o plantio de Pinus elliottii apresentou maior produção total de serapilheira, nos meses de deficiência hídrica do solo (fevereiro e abril/91), enquanto que a Mata Atlântica apresentou resposta inversa no mesmo período.

Biografia do Autor

Rudnei Hinkel, Departamento de Ecologia e Zoologia - CCB - UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Clarice M. N. Panitz, Departamento de Ecologia e Zoologia - CCR - UFSC

Possui Graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutorado em Ecologia, Ecotoxicologia na Universidade de Bordeau I, II, França.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos