Anatomia ecológica de la hoja de olandi Calophyllum brasiliense Camb. (Clusiaceae)

Autores

  • João de Deus Medeiros Departamento de Botânica - UFSC
  • Márcia Rosana Stefani

Resumo

O presente trabalho trata da análise da anatomia foliar de Calophyllum brasiliense Camb., relacionada com os condicionantes ecológicos. As folhas foram coletadas nos diferentes estratos da copa de um espécime crescendo em condições naturais no Parque Florestal do Rio Vermelho, na Ilha de Santa Catarina. Parte do material coletado foi destinado a confecção de lâminas para análise microscópica, e outra parte para a determinação da área foliar. As dimensões médias das folhas foram comparadas duas a duas, constatando-se diferenças significativas entre as médias do estrato superior e inferior, entre o estrato mediano e superior, porém não há diferença estatística entre as médias do estrato inferior e mediano da copa. As diferenças médias no número de estômatos entre as folhas dos três estratos da copa não são estatisticamente significativas. As folhas são glabras, mostrando uma espessa cutícula e hipoderme. Os estômatos são do tipo paracítico (rubiáceo). O mesofilo é dorsiventral e apresenta espaços intercelulares acentuados no parênquima esponjoso.

Biografia do Autor

João de Deus Medeiros, Departamento de Botânica - UFSC

Possui Graduação em pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Márcia Rosana Stefani

Possui Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor Contratado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos