Ocorrências de Baleias-Jubarte, Megaptera novaeangliae, no Arquipélago de Fernando de Noronha, incluindo um resumo de registros de capturas no Nordeste do Brasil

Autores

  • Liliane Lodi

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho reporta 11 registros de avistagens de baleias-jubarte, Megaptera novaeangliae, para o arquipélago de Fernando de Noronha (3º51'S 32º25'W) entre 1989 e 1993 através de observações pessoas e informações confiáveis de habitantes locais. Embora exista um registro prévio confirmado da ocorrência da espécie no arquipélago de Fernando de Noronha através da captura de um exemplar por norte-americanos e possíveis capturas realizadas por moradores do século passado, apenas em agosto de 1989 foi feita uma avistagem de baleia-jubarte no arquipélago. M. novaeangliae parece estar mostrando sinais de recuperação populacional após a proibição internacional da captura comercial voltando a reocupar antigas áreas de distribuição. O presente trabalho reporta ainda um resumo das capturas de baleias-jubarte na costa nordeste brasileira pela Companhia de Pesca Norte do Brasil (COPESBRA) entre 1911 e 1967. Os registros de avistagens, históricos e de capturas reunidos neste trabalho indicam a possível ocorrência de outra área de concentração da espécie na costa brasileira durante seu período migratório além do Banco dos Abrolhos (17º20' - 18º10'S ; 38º35' - 39º00'W), importante área de concentração previamente detectada.

Biografia do Autor

Liliane Lodi

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutorado em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense. É professora adjunta dos cursos de graduação em Biologia Marinha e Ciências Biológicas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves