Dispersal of Miconia cabucu seeds by ant Trachymyrmex spp.

Autores

  • João de Deus Medeiros Departamento de Botânica - UFSC
  • Berta Lange de Morretes Departamento de Botânica - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A influência de formigas do gênero Trachymyrmex na dispersão de sementes de Miconia cabucu é relatada. M. cabucu é uma espécie arbórea comum nas formações secundárias da floresta tropical atlântica no sul do Brasil. As formigas se alimentam da polpa adocicada e macia dos frutos de M. cabucu, carregando para seus ninhos pequenas porções de frutos com sementes aderidas. As sementes perdidas ao longo do caminho podem germinar e estabelecer novas plantas, e mesmo as sementes depositadas nos ninhos (fomigueiros) poderiam ser beneficiadas, já que as sementes fotoblásticas de M. cabucu exibem um acréscimo de vigor após um período de permanência no escuro.

Biografia do Autor

João de Deus Medeiros, Departamento de Botânica - UFSC

Possui Graduação em pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Berta Lange de Morretes, Departamento de Botânica - UFSC

Possui Graduação em Ciências Naturais pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Short Communication