Composição e finalidade de agrupamentos heteroespecíficos de aves em ambientes naturais do Paraná e Santa Catarina.

Autores

  • Valéria dos Santos Moraes Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná, Av. Beira-mar, s/n. 83.255-000 Pontal do Sul, Paraná, Brasil.
  • Ricardo Krul Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná, Av. Beira-mar, s/n. 83.255-000 Pontal do Sul, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Os resultados aqui apresentados são baseados em associações heteroespecificas  de aves observadas no litoral do Paraná e no Morro do Baú, Santa Catarina. Foram observados 45 bandos, dos quais, 25,em ecossistemas marinhos e 20em floresta atlântica. Os maiores números médios de espécies componentes dos bandos foram 3 e 4.7, respectivamente, em florestas atlânticas e praias arenosa.  Dos bandos de pria arenosa, 40% tiveram como finalidade o repouso e 60% a alimentação. Dos bandos de água costeiras, 41,6% alimentava-se enquanto todos os grupamentos dos manguezais foram observados em repouso e aqules da floresta atlântica em alimentação.

 

Biografia do Autor

Valéria dos Santos Moraes, Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná, Av. Beira-mar, s/n. 83.255-000 Pontal do Sul, Paraná, Brasil.

Valéria dos Santos Moraes Ornellas  Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ecologia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2002). Atualmente é pós-doutoranda em Ecologia pela UNICAMP; e participa da formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - modalidade EAD, no pólo CEDERJ/Angra dos Reis - RJ, no cargo de tutora presencial e orientadora de TCC. Trabalha com Ecologia Marinha, Biologia da Conservação e Ambiente\Sociedade, com enfoque em levantamentos quali-quantitativos de aves costeiras e oceânicas, filosofia ecológica e educação ambiental. Certificado pelo autor em 15/12/11

Ricardo Krul, Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná, Av. Beira-mar, s/n. 83.255-000 Pontal do Sul, Paraná, Brasil.

Ricardo Krul  Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1992). Após a graduação iniciou atividades de pesquisa no Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM/UFPR), onde foi um dos responsáveis pela implantação do Laboratório de Ornitologia (1992), do qual é o responsável desde 2000. Inicialmente o principal foco de pesquisa esteve direcionado à interação de aves associadas a ecossistemas marinhos com a pesca de camarão no litoral do Paraná. Este projeto obteve apoio financeiro da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e também foi o tema do mestrado, concluído no curso de Zoologia da Universidade Federal do Paraná em 1999. Desde o início das atividades no Centro de Estudos do Mar foi marcante a questão interdisciplinar, tanto em relação à pesca quanto a outras atividades humanas potencialmente causadoras de impacto sobre o ambiente. As experiências interdisciplinares conduziram à realização da tese que avaliou as relações entre a pesca, a biodiversidade, a saúde e a paisagem em duas comunidades de pescadores artesanais do litoral do Paraná, no Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, atuando na linha de pesquisa de usos e conflitos dos ambientes costeiros (2010). Atuou como professor substituto no CEM/UFPR nos anos de 2005 e 2006 e atualmente é professor colaborador desde 2006. Além do ensino e da pesquisa possui experiência em trabalhos técnicos relacionados a avaliações de impactos, monitoramentos, implantação e zoneamento de UCs e relações Sociedade-Natureza de uma forma geral, atuando principalmente nas áreas de Ornitologia, pesca artesanal, conflitos de uso e sustentabilidade. Certificado pelo autor em 15/10/10

Downloads

Publicado

1995-01-01

Edição

Seção

Artigos