.

Authors

  • Valéria dos Santos Moraes Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná, Av. Beira-mar, s/n. 83.255-000 Pontal do Sul, Paraná, Brasil.
  • Ricardo Krul Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná, Av. Beira-mar, s/n. 83.255-000 Pontal do Sul, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

The results presented here are based on the flocks of birds observed  in the coast of Paraná and Morro do Bau, Santa Catarina.  A total of 45  flocks was observed, 25 belonging to marine ecosystems and the remaining 20 belonging to the Atlantic forest.  The highest average species numbers were 3 and 4.7, respectively from Atlantic forest and sandy beaches. Of the flocks from sandy beaches, 40% were seen resting and 60% were feeding.  Of the water shelf flocks, 41.6% were seen feeding while all the flocks from the mangroves were seen resting and all the flocks from the mangroves were seen resting and all the flocks from the Atlantic forest were feeding.

Author Biographies

Valéria dos Santos Moraes, Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná, Av. Beira-mar, s/n. 83.255-000 Pontal do Sul, Paraná, Brasil.

Valéria dos Santos Moraes Ornellas  Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ecologia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2002). Atualmente é pós-doutoranda em Ecologia pela UNICAMP; e participa da formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - modalidade EAD, no pólo CEDERJ/Angra dos Reis - RJ, no cargo de tutora presencial e orientadora de TCC. Trabalha com Ecologia Marinha, Biologia da Conservação e Ambiente\Sociedade, com enfoque em levantamentos quali-quantitativos de aves costeiras e oceânicas, filosofia ecológica e educação ambiental. Certificado pelo autor em 15/12/11

Ricardo Krul, Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná, Av. Beira-mar, s/n. 83.255-000 Pontal do Sul, Paraná, Brasil.

Ricardo Krul  Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1992). Após a graduação iniciou atividades de pesquisa no Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM/UFPR), onde foi um dos responsáveis pela implantação do Laboratório de Ornitologia (1992), do qual é o responsável desde 2000. Inicialmente o principal foco de pesquisa esteve direcionado à interação de aves associadas a ecossistemas marinhos com a pesca de camarão no litoral do Paraná. Este projeto obteve apoio financeiro da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e também foi o tema do mestrado, concluído no curso de Zoologia da Universidade Federal do Paraná em 1999. Desde o início das atividades no Centro de Estudos do Mar foi marcante a questão interdisciplinar, tanto em relação à pesca quanto a outras atividades humanas potencialmente causadoras de impacto sobre o ambiente. As experiências interdisciplinares conduziram à realização da tese que avaliou as relações entre a pesca, a biodiversidade, a saúde e a paisagem em duas comunidades de pescadores artesanais do litoral do Paraná, no Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, atuando na linha de pesquisa de usos e conflitos dos ambientes costeiros (2010). Atuou como professor substituto no CEM/UFPR nos anos de 2005 e 2006 e atualmente é professor colaborador desde 2006. Além do ensino e da pesquisa possui experiência em trabalhos técnicos relacionados a avaliações de impactos, monitoramentos, implantação e zoneamento de UCs e relações Sociedade-Natureza de uma forma geral, atuando principalmente nas áreas de Ornitologia, pesca artesanal, conflitos de uso e sustentabilidade. Certificado pelo autor em 15/10/10

Published

1995-01-01

Issue

Section

Artigos