Amplificação de sequências gênicas pela reação em cadeia da polimerase: princípios do método e aplicabilidade em diagnóstico de doenças infecciosas

Autores

  • Regina Monte Barardi Regina Monte Barardi Departamento de Microbiologia e Parasitologia - CCB/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica de produção "in vitro" de grandes quantidades de DNA. Há sete anos atrás (desde que a técnica foi descrita) o PCR tem tido um impacto enorme na pesquisa médica e biológica. Desde então, muitos artigos de revisão e livros técnicos descreveram a teoria, os protocolos experimentais e a potencialidade do método no que se refere à sua aplicabilidade. Este artigo comentará o princípio e a metodologia do PCR em laboratório clínico e suas aplicações em diagnóstico de infecções virais, bacterianas, fúngicas e parasitárias. Um dos principais objetivos do presente artigo é o de determinar quais as doenças no qual o PCR oferece vantagens sobre os métodos convencionais de diagnóstico. Por exemplo, o PCR será o método de escolha para a detecção de patógenos que são difíceis, lentos ou impossíveis de cultivar "in vitro".

Biografia do Autor

Regina Monte Barardi Regina Monte Barardi, Departamento de Microbiologia e Parasitologia - CCB/UFSC

Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Especialização em Research For Tropical Medicine pela Nagasaki University. Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Pós-Doutorado em Microbiologia Médica pela Macquarie University. Pós-Doutorado em Virologia pela Universitat de Barcelona.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos