Influência do dietilmaleato na sobrevida e no nível de proteínas séricas de camundongos irradiados com cobalto

Autores

  • Eliane Bernardes Departamento de Ciências Fisiológicas - CCB/UFSC
  • Nélida Lúcia del Mastro Departamento de Aplicações em Ciências Biológicas - Divisão de Radiobiologia - Comissão Nacional de Energia Nuclear - IPEN-CNEN/SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O uso de drogas radiomodificadoras que alteram o efeito da radiação, protegendo ou sensibilizando células ou organismos, apresenta grande interesse nos casos de radioterapia de tumores. A glutationa (GSH) pode ser considerada o principal radioprotetor endógeno. O dietilmaleato (DEM) é uma substância que bloqueia o GSH intracelular. O objetivo deste trabalho visa estabelecer a competência radiomodificadora do DEM em dois veículos, óleo de amendoim e solução de etanol, ao reduzir o nível de GSH intracelular, por meio da análise das curvas de sobrevida de camundongos irradiados e a nível de percentagens relativas de proteínas séricas. Grupos de animais foram previamente injetados intraperitonealmente com 0,3ml de solução de DEM (418 e 150 uM) nos dois veículos e irradiados com dose aguda de 9 Gy (60Co), uma hora após a injeção. A sobrevida dos camundongos foi acompanhada durante 30 dias e os perfis eletroforéticos das proteínas séricas 1,3 e 7 dias respectivamente após a irradiação. A análise dos resultados mostra que a ação do DEM na radiossensibilidade de camundongos depende do veículo utilizado, já que os próprios veículos apresentam ação radiomodificadora.

Biografia do Autor

Eliane Bernardes, Departamento de Ciências Fisiológicas - CCB/UFSC

Possui Graduação em Biologia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Tecnologia Nuclear Básica pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e Doutorado em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Mais informações no Currículo Lattes.

Nélida Lúcia del Mastro, Departamento de Aplicações em Ciências Biológicas - Divisão de Radiobiologia - Comissão Nacional de Energia Nuclear - IPEN-CNEN/SP

Graduação em Quimica - Universidad de Buenos Aires, Mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de pós-graduação no IPEN-USP instituto da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos