Análise de antígenos de superfície e classificação sorológica de Neisseria gonorrhoeae

Autores

  • Elza de Fátima Albino Smânia Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFSC
  • Artur Smânia Junior Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A Neisseria gonorrhoeae apresenta na superfície vários antígenos relacionados com a sua virulência. O pili é uma estrutura de constituição proteica e sua presença dificulta a fagocitose. As proteínas PI, PII e PIII são os antígenos mais importantes da membrana externa e a PII interage com receptores presentes nas mucosas. O lipooligossacarídeo é constituído por lipídeo A e core oligossacarídico e medeia o principal dano tóxico na célula hospedeira. Além da importância das estruturas de superfície na virulência do gonococo, a proteína I ainda está relacionada com a classificação sorológica desses microorganismos. Baseado na composição dessa proteína, os gonococos são distribuídos nos sorogrupos WI, WII e WIII e nos sorotipos de 1 a 9. Os sorotipos de 1 a 3, de 4 a 8 e o 9 pertencem aos sorogrupos WI, WII e WIII, respectivamente.

Biografia do Autor

Elza de Fátima Albino Smânia, Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFSC

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutorado na Universita di Roma. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Artur Smânia Junior, Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFSC

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Roma e Universita di Roma. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Edição

Seção

Artigos