Brincadeira: aspectos conceituais e metodológicos

Autores

  • Mauro Luis Vieira Departamento de Psicologia - UFSC
  • Emma Otta Departamento de Psicologia - UFSC
  • Rogério F. Guerra Departamento de Psicologia - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste artigo é rever os dados da literatura relacionados ao comportamento de brincar em animais. Neste sentido, as dificuldades para definir de modo preciso e as diversas teorias (dispêndio de energia, treino de padrões comportamentais de ataque e defesa, facilitação de desenvolvimento físico e social, etc) sobre a brincadeira foram discutidos. Os efeitos do isolamento social, das diferenças sexuais e a manipulação da atividade motora através de uso de drogas, assim como a forma como os animais utilizam pistas sensoriais durante a brincadeira foram analisados em detalhes. Concluiu-se que a brincadeira é uma atividade bastante complexa, não sendo crítica para o desenvolvimento comportamental e social de várias espécies - a brincadeira pode ser um fator facilitador do desenvolvimento. Por outro lado, parece ser um sistema motivacional próprio que é, em parte, modulado por estímulos ambientais físicos e sociais.

Biografia do Autor

Mauro Luis Vieira, Departamento de Psicologia - UFSC

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, USP. Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, USP. Pós-Doutorado pela Dalhousie University.

Mais informações no Currículo Lattes.

Emma Otta, Departamento de Psicologia - UFSC

Tem Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. É professor titular da Universidade de São Paulo. Atualmente é diretora do Instituto de Psicologia da USP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Rogério F. Guerra, Departamento de Psicologia - UFSC

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos