Alguns aspectos sobre o estudo de plantas medicinais

Autores

  • Maria José Batatinha Departamento de Patologia - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP
  • Maria Martha Bernardi Departamento de Patologia - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP
  • Helenice de Souza Spinosa Departamento de Patologia - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho comenta alguns aspectos do estudo de plantas medicinais. Inicialmente, faz-se uma relação entre o uso de plantas tidas como psicoativas e os fatores culturais que determinaram seu uso extensivo nas várias culturas do Novo Mundo. Procura-se comparar os métodos farmacológicos e etnofarmacológicos utilizados para o estudo de plantas medicinais, levantando-se em especial alguns dados referentes à plantas psicoativas com atividade depressora central.

Biografia do Autor

Maria José Batatinha, Departamento de Patologia - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover-Alemanha (Tierartliche Hochschule Hannover) e Pós-Doutorado no Laboratório de Análises Micotoxicológicas da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Atualmente é professora Associada da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Martha Bernardi, Departamento de Patologia - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP

Possui Graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Fisiologia, área de concentração Farmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor titular de Farmacologia e Toxicologia da Universidade Paulista.

Mais informações no Currículo Lattes.

Helenice de Souza Spinosa, Departamento de Patologia - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado, ambos em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, Livre-docência em Patologia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos