The effect of rhizosphere on growth of Sphingomonas chlorophenolica ATCC 39723 during pentachlorophenol (PCP) biodegradation in batch culture and soil
Abstract
O efeito da rizosfera sobre o crescimento de Sphingomonas chloro phenolica ATCC 39723 durante a biodegradação de pentaclorofenol em cultura e no solo. Estudos da influência da rizosfera sobre o crescimentode Sphingomonas chlorophenolica durante a biodegradação de Penta- clorofenol (PCP) com cultura pura e em solo foram realizados. Utilizou-se um meio mineral com e sem exudatos de rizosfera extraídos de trigo. No solo, os experimentos foram realizados na presença e ausência de plantas. As concentrações de PCP foram determinadas através de Aná- lises de Alta Performance de Cromatografia Líquida. Enumeração bacteriana de S. chlorophenolica foi realizada cultivando-se no Meio Mineral MSM. Resultados indicam que os exudatos de rizosphera estimu- laram o crescimento de S. chlorophenolica em concentrações de 50 e 80mg L-1 PCP, assim como a capacidade degradadora do organismo em concentração de 80mg/kg solo peso seco. O pentachlorophenol teve um efeito adverso sobre o crescimento de S. chlorophenolica. A introdução de S. chlorophenolica em um solo argiloso com plantas proporciou degra- dação mais rápida quando comparada ao solo inoculado sem plantas. Houve aumento na população de S. chlorophenolica na rizosfera do que no solo somente. Este estudo mostrou que a presença do inóculo S. chlorophenolica melhorou a degradação de PCP em um solo argiloso indicando o potencial para tratamento em condições ambientais.
Downloads
Published
2006-01-01
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2006 Rosemeri Inês Dams, Graeme Paton, Ken Killhan

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

