Evidence of epimeletic behavior involving a Pontoporia blainvillei calf (Cetacea, Pontoporiidae)
Resumo
O presente trabalho constitui o segundo registro de comportamento epimelético para a toninha, Pontoporia blainvillei. A carcaça de um filhote de toninha foi recuperada na praia de Enseada, São Francisco do Sul, sul do Brasil (26o13’S - 48o31’W) em 9 de outubro de 2001. Seu compri mento total indicou que se tratava de um neonato ou de um filhote prematuro.O filhote apresentava vários arranhões paralelos, aparentemente muito recentes e produzidos pela dentição de um adulto. Havia arranhões na nadadeira dorsal, nas peitorias e na caudal, sendo que a posição e tamanho dos arranhões indicavam a intenção do adulto em salvar o filhote. A porção anterior do corpo apresentava marcas de rede, sugerindo que o filhote tenha sido acidentalmente emalhado. O comportamento epimelético evidenciado pelas marcas pode ter ocorrido durante o emalhamento e/ou após sua liberação da rede e sugere-se que a causa mortis do filhote tenha sido por afogamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Marta Jussara Cremer, Fernando Augusto Sliva Hardt, Antonio José Tonello Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY