Composição de bandos mistos de aves no Parque Estadual das Araucárias, oeste de Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n3p143Resumo
Bandos mistos de aves são associações de duas ou mais espécies possivelmente formados pela maximização de forrageio e/ou minimização de predação. Diversos estudos com bandos mistos vêm sendo realizados no sul do Brasil, mas nenhum em Floresta Ombró?la Mista. Em função disso, foi realizado um acompanhamento de bandos mistos ?orestais no Parque Estadual das Araucárias (PEA) em São Domingos, oeste de Santa Catarina, de 2006 a 2007. Foram registradas 56 espécies de aves nos 29 bandos encontrados, das quais 36 espécies (64%) apresentaram frequência de ocorrência superior a 10%. Os bandos foram formados, em média por 11 espécies e as mais abundantes foram Parula pitiayumi (72%), Hemithraupis guira (65%), Basileuterus culicivorus (62%), Lepidocolaptes falcinellus (62%), Veniliornis spilogaster (55%) e Sittasomus griseicapillus (51%). Aparentemente não há uma espécie nuclear que atue como responsável pela formação e coesão dos bandos mistos, mas um complexo de espécies nucleares que favorecem que os bandos sejam relativamente grandes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY