Anurofauna da Colônia Castelhanos, na Área de Proteção Ambiental de Guaratuba, Serra do Mar paranaense, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p123Resumo
A riqueza de espécies e a distribuição espacial dos anuros foram estudadas ao longo de 12 meses em uma região de Floresta Atlântica no Município de São José dos Pinhais, estado do Paraná, Brasil. Foram registradas 32 espécies, distribuídas em dez famílias: Brachycephalidae (2), Bufonidae (2), Centrolenidae (1), Cycloramphidae (1), Hemiphractidae (1), Hylidae (18), Hylodidae (1), Leiuperidae (2), Leptodactylidae (3) e Microhylidae (1). A área aberta apresentou 16 espécies, enquanto a área de borda apresentou 17 e o interior de floresta 20. Quanto à utilização dos microhabitats, as espécies foram encontradas: 1) no solo (oito); 2) na água (duas); 3) estrato inferior (onze); 4) estrato intermediário (cinco); 5) estrato superior (quatro). Cinco foram abundantes (15,6%), doze foram comuns (37,5%) e quinze foram raras (46,9%). A maioria das espécies é característica de áreas florestais, reforçando a importância da conservação da Floresta Atlântica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY