Bioatividade da Cabralea canjerana (Vell.) Mart. (Meliaceae) no controle de adultos de Acanthoscelides obtectus (Coleoptera, Bruchidae) em laboratório

Autores

  • Lisonéia Smaniotto
  • Neusa Fernandes de Moura Universidade Federal do Rio Grande, EQA
  • Rosiane B. N. Denardin
  • Flávio R. M. Garcia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p31

Resumo

A bioatividade de Cabralea canjerana (Vell.) Mart., espécie arbórea, comum na região Oeste de Santa Catarina, foi testada frente ao Acanthoscelides obtectus Say (Coleptera: Bruchidae), uma importante praga que danifica o grão do feijão. No experimento foram utilizados 10 insetos adultos, colocados em placas de Petry revestidas de papel filtro, onde foram adicionadas alíquotas de extrato bruto, fração hexânica, clorofórmica, acetato de etila e óleo essencial de folhas de C. canjerana nas concentração de 10%, 5% e 1%. O resultado em laboratório demonstrou eficiência de 100% para o extrato bruto (concentração 1%), seguido da fração hexânica (concentração 1%) com eficiência de 84,2%. As frações acetato de etila,  clorofórmica e óleo essencial foram as que apresentaram as menores eficiências no controle do Acanthoscelides obtectus.

Biografia do Autor

Lisonéia Smaniotto

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó - Unochapecó, mestranda em Agronomia pela Universidade Tecnologica Federal do Paraná na área Produção Vegetal . Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase principalmente com óleos essencial, produtos naturais e controle biológico.

Neusa Fernandes de Moura, Universidade Federal do Rio Grande, EQA

Possui graduação em Bacharelado Em Quimica pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1993), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: óleos voláteis, atividade antimicrobiana, , antioxidante e alelopatia.

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos