Caracterização pós-colheita de dois híbridos de couve-flor

Autores

  • Ricardo Antonio Ayub Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Adenilson Mroginski de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Mariane Gioppo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jaciara Gonçalves Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bráulio Luciano Alves Rezende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Unidade de Vila Velha
  • Rosana Fernandes Otto Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p45

Resumo

A couve-flor tem grande importância econômica, principalmente para pequenos produtores, sendo uma cultura rentável em pequenas áreas. No entanto, é uma hortaliça de difícil conservação pós-colheita à temperatura ambiente devido à transpiração e ao processo respiratório intenso, o que acarreta alteração na coloração da inflorescência. Desta forma o presente trabalho teve por objetivo a caracterização pós-colheita de couve flor das híbridas Snow Mystique e Grafitti armazenadas à temperatura ambiente (20 ± 2°C e 75 % de UR). Foram realizadas avaliações a cada três dias, durante um período de 12 dias de armazenamento. Os parâmetros avaliados foram a porcentagem de perda de massa em relação ao peso fresco; firmeza da haste; sólidos solúveis; pH e acidez titulável. Avaliando os resultados encontrados pode se concluir que a couve flor não deve ser armazenada a 20 ± 2°C e 75% de UR por mais de três dias, tendo em vista que a inflorescência apresenta elevada perda de água por transpiração.

Biografia do Autor

Ricardo Antonio Ayub, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Eng. Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (1987), mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e doutor em Biologia Celular e Molecular - Ecole Nationale Superieure Agronomique de Toulouse (1995) onde também fez o pos doutorado (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, cultura de tecidos, manejo de pomares e pós colheita de frutos. Foi coordenador do mestrado em Agronomia da UEPG e membro do comite do PIBIC. Consultor ah doc da Fundação Araucaria, FAPEMIG, FAPITEC/SE, CAPES e CNPq, UTFPR, membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Fruticultura (Qualis B1), e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Projetos aprovados no CNPq, CAPES, Fundação Banco do Brasil, Fundação Araucaria e como colaborador em projetos em rede pelo FINEP. Bolsista produtividade da Fundação Araucária.

Adenilson Mroginski de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Atua principalmente nos seguintes temas: PÓS COLHEITA DE FRUTOS E HORTALIÇAS, FRUTICULTURA

Mariane Gioppo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Atualmente está cursando Mestrado em Agronomia na Universidade Estadual de Ponta Grossa na área de fisiologia e ténicas de pós-colheita.

Jaciara Gonçalves, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do curso de Agronomia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, matriculada na terceira série do mesmo, sendo que seu ingresso nesse instituição se deu em 2008 e a conclusão deve ser realizada em 2012.

Bráulio Luciano Alves Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Unidade de Vila Velha

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é Professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Vila Velha. Atuo na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia , atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e Tratos Culturais de Hortaliças e Plantas Medicinais, Cultivo Consorciado de Hortaliças, Nutrição de Plantas e Cultivo Protegido de Hortaliças.

Rosana Fernandes Otto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Viçosa (1985), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e doutorado em Agronomia - Universidad de Cordoba (1997). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e cultivo protegido de hortaliças (uso do agrotextil).

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos