Efeito da luz e aeração sobre a taxa de metamorfose de náuplios para protozoea e na qualidade das larvas de Litopenaeus vannamei
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p77Resumo
A fim de determinar as faixas ótimas dos fatores intensidade luminosa e de aeração que refletissem na melhor taxa de metamorfose de náuplios de Litopenaeus vannamei para protozoea I e sobre a qualidade das larvas, foram realizados dois experimentos separados avaliando a taxa de virada e a qualidade das larvas após a metamorfose. Os náuplios foram expostos a quatro diferentes intensidades de luz (0, 5.000, 10.000 e 15.000 lux) e quatro condições de aeração (estática, fraca, média e forte). Os dados obtidos foram submetidos à ANOVA unifatorial (nível de significância de 5%), seguida pelo teste de Tukey para a comparação de médias. Não foram verificadas diferenças significativas entre as porcentagens de metamorfose sob as diferentes condições de luminosidade e aeração testadas (P>0,05). No entanto, a pontuação da qualidade das larvas foi significativamente menor (P<0,05) sob condição de escuridão contínua (0 lux) e no tratamento com intensidade de aeração fraca em relação aos demais tratamentos de ambos os experimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY