Descrição morfológica do plexo braquial de jaguatirica (Leopardus pardalis)

Autores

  • Kylma Lorena Saldanha Chagas Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.
  • Lara Cochete Moura Fé Graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará.
  • Luiza Correa Pereira Mina Bauxita - Paragominas.
  • Ana Rita Lima Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.
  • Érika Branco Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p171

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p171

O plexo braquial é constituído por raízes ventrais dos nervos espinhais que se unem para a formação dos troncos nervosos. É geralmente formado por contribuições dos três últimos nervos cervicais e dos dois primeiros nervos torácicos. Devido à escassez de informações relativas à neuroanatomia, objetivou-se buscar a descrição da morfologia macroscópica do plexo braquial da jaguatirica (Leopardus pardalis). Foram utilizados dois exemplares de jaguatirica provenientes da área de Mina Bauxita Paragominas – PA, Brasil/Empresa Terra LTDA, doados após morte por atropelamento ao Laboratório de Pesquisa Morfológica Animal (LaPMA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), os quais foram fixados em solução aquosa de formoldeído a 10% por via intramuscular. Após fixação os animais foram dissecados, possibilitando a observação e identificação dos ramos ventrais dos nervos espinhais cervicais e torácicos que participaram da formação do plexo braquial. O plexo braquial mostrou-se formado por quatro troncos, os quais originaram os ramos ventrais dos nervos espinhais cervicais C6, C7 e C8 e do primeiro torácico T1. Tais troncos deram origem aos nervos supraescapular, subescapular, musculocutâneo, axilar, radial, mediano, ulnar, toracodorsal e torácico lateral.

Biografia do Autor

Kylma Lorena Saldanha Chagas, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Discente do curso de Medicina Veterinária e Bolsista PIBIC da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Laboratório de Pesquisa Morfológica Animal (LaPMA).

Lara Cochete Moura Fé, Graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará.

Docente da disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos e Selvagens da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Laboratório de Pesquisa Morfológica Animal (LaPMA).

Luiza Correa Pereira, Mina Bauxita - Paragominas.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009) .

Ana Rita Lima, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (2002), mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo na Faculdade de Medicina Veterinária Zootecnia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia Descritiva e Topográfica dos Animais Domésticos e Silvestres, estereologia, duchenne muscular dystrophy, morfometria, imunohistoquímica, imunocitoquímica, cultivo celular, microscopia de luz e eletrônica de transmissão. Atualmente é professora Adjunta II na Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) ministrando aulas nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Érika Branco, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Doutora em Ciência pelo setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestre - departamento de Cirurgia - FMVZ/USP. Possui graduação em Medicina Veterinária pela UNIFEOB (1996), com o desenvolvimento de Iniciação Científica. Concluiu especialização em Saúde Pública pela UNAERP (1998) e especialização em Anatomia comparada: Humana e Animal, pela USP (2005). Atualmente é colaboradora na pesquisa do Setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres do Departamento de Cirurgia da FMVZ/USP. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia, Histologia e Embriologia, Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, , desenvolvendo atividades como docente nestas áreas da Universidade de Cuiabá (1996-2003). Atua em projetos relacionados com: Terapia celular, vias de infusão de células tronco no contexto cardíaco, modelos animais experimentais, criopreservação celular e cultivo celular. Professora Adjunta de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos e Selvagens, e Anatomia Topográfica da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Membro Pesquisador do Laboratório de Pesquisa Morfológica Animal - LaPMA/UFRA. Atua como Editora de Área da Revista Biotemas - UFSC e da Revista de Ciências Agrárias/Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences - UFRA.

Downloads

Publicado

2014-03-20

Edição

Seção

Artigos