Distribuição geográfica de Psychosaura agmosticha (Rodrigues, 2000) (Squamata, Mabuyidae)

Autores

  • Arnaldo Magalhães Júnior Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Rua João Ferreira dos Santos, São Raimundo Nonato – Piauí.
  • Leonardo Barros Ribeiro Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA-CAATINGA), Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, Colegiado de Ciências Biológicas, Rodovia BR 407, km 12, Lote 543, s/nº - C1, CEP 56300-990, Petrolina,PE,Brasil.
  • Patrícia Avello Nicola Colegiado de Ciências Biológicas, Campus de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE. CEP 56300-990
  • Luiz Cezar Machado Pereira Bacharel e Licenciada em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997), Mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é Professora do curso de graduação em Biologia e de pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (Interdisciplinar) da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em pequenos mamíferos. Coordena o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga e o Programa de Conservação e Manejo de Fauna do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, financiado pelo Ministério da Integração Nacional.
  • Severino Mendes Azevedo Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Biologia, Área de Zoologia. Rua Dom Manuel de Medeiros S/N Dois Irmãos, Laboratório de Ornitologia DOIS IRMÃOS - Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p217

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p217

Durante as atividades de resgate de fauna do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias do nordeste setentrional foram capturados 39 exemplares de Psychosaura agmosticha (Rodrigues, 2000) em localidades nos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, região Nordeste do Brasil. Relacionamos estes registros aos encontrados na literatura e constatamos a espécie em quatro formações fitofisionômicas distintas: Dunas arenosas do rio São Francisco, caatinga arbustiva, caatinga arbórea e formações de florestas residuais e ecotonais. A ampliação da distribuição geográfica e os novos registros de ocorrência de P. agmosticha, bem como sua ocorrência em diferentes formações fitofisionômicas da Caatinga e em áreas de florestas residuais e ecótonos, demonstram que, apesar de sua distribuição geográfica ser mais ampla do que se conhecia, seu padrão de distribuição relictual ainda se mantém, em virtude da ocorrência de P. agmosticha estar relacionada à ocorrência de bromélias. Contudo, o endemismo da espécie para o bioma Caatinga parece não ser absoluto.

Biografia do Autor

Arnaldo Magalhães Júnior, Colegiado Acadêmico de Ciências da Natureza, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Rua João Ferreira dos Santos, São Raimundo Nonato – Piauí.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pernambuco (2009) e atualmente é Doutorando em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor Assistente II da Universidade Federal do Vale do São Francisco atualmente vem desenvolvendo pesquisas com Ecologia e Conservação da herpetofauna dos Parques Nacionais da Serra da Capivara e serra das Confusões, Piauí - Brasil.

Leonardo Barros Ribeiro, Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA-CAATINGA), Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus Ciências Agrárias, Colegiado de Ciências Biológicas, Rodovia BR 407, km 12, Lote 543, s/nº - C1, CEP 56300-990, Petrolina,PE,Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Mestre em Ciências Biológicas/Zoologia (Comportamento e Biologia Animal) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e Doutor em Psicobiologia (Estudos do Comportamento) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Concluiu estágio pós-doutoral sobre potencial bioindicador da fauna de lagartos na avaliação da qualidade ambiental de caatingas e áreas florestadas (PNPD/Capes) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde é credenciado ao Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (Mestrado), na linha de pesquisa Morfofisiologia e Metabologia Animal. É curador da Coleção Herpetológica do Museu de Fauna da Caatinga e um dos líderes do Grupo de Pesquisa/CNPq "Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA)" pela UNIVASF. Integra também os seguintes Grupos de Pesquisa/CNPq: Biomonitoramento (Comportamento e Biologia de Vertebrados) pela UFJF; Sistemática, Ecologia e Conservação da Biodiversidade de Ecossistemas Nordestinos pela UFRN; e Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste pela UFRPE. Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas de Zoologia, Morfologia, Ecofisiologia e Ecologia Comportamental da Herpetofauna, em especial os Répteis Squamata do semiárido.

Patrícia Avello Nicola, Colegiado de Ciências Biológicas, Campus de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE. CEP 56300-990

Bacharel e Licenciada em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997), Mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é Professora do curso de graduação em Biologia e de pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (Interdisciplinar) da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em pequenos mamíferos. Coordena o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga e o Programa de Conservação e Manejo de Fauna do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, financiado pelo Ministério da Integração Nacional.

Luiz Cezar Machado Pereira, Bacharel e Licenciada em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997), Mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é Professora do curso de graduação em Biologia e de pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (Interdisciplinar) da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em pequenos mamíferos. Coordena o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga e o Programa de Conservação e Manejo de Fauna do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, financiado pelo Ministério da Integração Nacional.

Possui graduação em Curso de Biologia - Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1987), graduação em Curso de Biologia Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1987) e mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná(2006). Atualmente é Membro da Sociedade da Sociedade Latino Americana de Primatologia, Membro da Sociedade da Sociedade Brasileira de Primatologia, Socio da Sociedade Brasileira de Mastozoologia) - Professor Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Conservação da Natureza. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Conservaçao da natureza, primatologia, manejo de fauna silvestre, manejo de áreas silvestres.

Severino Mendes Azevedo Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Biologia, Área de Zoologia. Rua Dom Manuel de Medeiros S/N Dois Irmãos, Laboratório de Ornitologia DOIS IRMÃOS - Recife, PE

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1981), mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Membro do Corpo Editorial da Revista Ornithologia (CEMAVE/ICMBio) e Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aves, conservação, migração, aves migratórias e Pernambuco.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Edição

Seção

Comunicações Breves