Composição florística da mata ciliar no baixo rio Gramame, Paraíba, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n3p23Resumo
A mata ciliar tem uma importância ecológica e econômica fundamental para as cadeias produtivas associadas a ela. Este estudo teve por objetivo realizar um levantamento florístico de trechos da mata ciliar do rio Gramame, estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, e analisar a similaridade florística com fragmentos de vegetação ciliar brasileiros. Foram encontradas 136 espécies pertencentes a 106 gêneros e 43 famílias. As famílias mais representativas foram: Fabaceae (19 spp.), Cyperaceae (16 spp.) e Rubiaceae (11 spp.). O hábito predominante foi o herbáceo e o espectro biológico mais bem representado foi o caméfito. Em relação à distribuição geográfica, predominaram as espécies de ampla distribuição associadas à província neotropical. Os padrões de distribuição evidenciaram baixa similaridade entre as áreas, destacando-se as espécies de ampla distribuição. A análise de similaridade apontou que a área esteve floristicamente relacionada a outras duas áreas costeiras das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Apenas espécies tipicamente relacionadas aos ambientes estuarinos explicariam as conexões florísticas detectadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY