Violência escolar: um olhar dos professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8951.2013v14n105p88Resumen
O objetivo deste trabalho é investigar as repercussões das vivências de violência no ambiente escolar, através de uma pesquisa de campo qualitativa desenvolvida com professores. Considera-se importante este estudo para a psicopedagogia, a fim de auxiliar a comunidade escolar na prevenção e intervenção em situações de conflitos e de violência. Através da análise dos resultados, constatou-se que a forma de violência que mais ocorre na escola é a agressão verbal e humilhações através de palavras pejorativas. Os professores se sentem desconfortáveis, inseguros e impotentes diante dessa realidade, a qual causa impacto extremamente negativo em suas vidas, como desmotivação para trabalhar, medo, insegurança, impotência e percepção de seu despreparo para lidar com as situações violentas dentro da escola. Em relação às formas de prevenção à violência, os entrevistados apontaram a importância de uma maior participação e envolvimento da família no ambiente escolar e a implantação de políticas públicas na escola.
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